24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Senador Sérgio Petecão propõe ampliar Área de Livre Comércio também em Assis Brasil

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) apresentou, nesta terça-feira (26), o projeto de lei (PL) 4232/2025, que estende a Área de Livre Comércio de Brasiléia e Epitaciolândia (ALCB) ao município de Assis Brasil. A medida busca impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região de fronteira, ampliando benefícios fiscais e oportunidades para geração de emprego e renda.

Segundo o projeto, a Lei 8.857, de 1994, que instituiu as áreas de livre comércio no Acre, passaria a contemplar também o município de Assis Brasil, que faz fronteira não apenas com a Bolívia, mas também com o Peru. A proposta prevê que o Poder Executivo fique autorizado a demarcar as áreas específicas para o funcionamento da ALCB, garantindo locais destinados ao entrepostamento de mercadorias.

Na justificativa, Petecão lembrou que as áreas de livre comércio foram criadas para estimular o desenvolvimento das cidades de fronteira da Amazônia Ocidental e promover a integração dessas localidades ao restante do País. Para ele, a inclusão de Assis Brasil é um passo natural e estratégico.

“Assis Brasil está na tríplice fronteira com o Peru e a Bolívia. Estender a Área de Livre Comércio para o município significa dar mais oportunidades à população, atrair investimentos, reduzir custos e fortalecer a economia local. É uma medida de justiça e de visão estratégica para o Acre”, afirmou.

O senador destacou, ainda, que a proposta beneficia não apenas o comércio, mas também setores como logística, transporte e turismo, abrindo novas perspectivas para a integração econômica regional.

“Nosso objetivo é criar condições reais de desenvolvimento para que as pessoas tenham mais renda e qualidade de vida”, completou.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Após ação da Defensoria, justiça suspende cobrança indevida de energia elétrica para família do Jordão

Jamile Romano

Governo e Prefeitura de Rio Branco se reúnem com representantes de famílias acampadas na Aleac para buscar soluções

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza Assis participa da inauguração da primeira creche municipal de Plácido de Castro

Raimundo Souza

Polícia Militar do Acre celebra 25 anos de Proerd com formatura de alunos do projeto

Marcio Nunes

Juíz Federal do Acre determina retorno do bônus regional da Ufac

Marcio Nunes

Deracre e Repac reforçam parceria para acelerar projetos e emendas no Acre

Raimundo Souza