28.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Senador Marcio Bittar acusa manobra no Senado com novo Código Eleitoral: “Um atentado à democracia”

Publicado em 09/07/2025

O senador Marcio Bittar (União Brasil – AC) usou suas redes sociais para destacar a importância da votação do novo Código Eleitoral, prevista para esta quarta-feira, 9 de julho, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A proposta busca unificar diversas leis relacionadas ao processo eleitoral e traz novidades como a reserva mínima de vagas para mulheres, regulamentação da propaganda eleitoral na internet e diretrizes para o uso de inteligência artificial em campanhas políticas.

Apesar dos avanços apontados, o texto enfrenta críticas. Especialistas e entidades afirmam que o projeto pode enfraquecer os mecanismos de controle sobre o financiamento de campanhas, tornar mais flexíveis as regras de inelegibilidade e reduzir o poder de fiscalização da Justiça Eleitoral.

Caso seja aprovado, o novo Código poderá entrar em vigor já nas eleições de 2026, respeitando o prazo mínimo exigido pela legislação para alterações nas regras eleitorais.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco publica lista de nomeados em concurso da saúde

Kevin Souza

Polícias Civis de Roraima e do Acre capturam foragido listado na Interpol

Kevin Souza

Polícia Civil do Acre deflagra ‘Operação Disciplina’ e prende lideranças de facção criminosa por homicídio ocorrido em 2017

Jamile Romano

Novo secretário de Assistência Social e Direitos Humanos é ompossado por Bocalom

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco distribui 50 mil brinquedos de Natal para crianças do Bolsa Família

Marcio Nunes

Prefeito de Rio Branco empossa dez novos Procuradores para o município

O Rio Branco