24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
BrasilPolítica

Senado retoma votações em sessão remota após obstrução do plenário

Diante da crescente tensão política e da obstrução dos trabalhos no plenário físico, o Senado Federal decidiu retomar nesta quinta-feira (7) as votações por meio de sessões remotas, nos moldes do que foi adotado durante a pandemia da Covid-19.

A decisão partiu da Mesa Diretora da Casa como uma alternativa para driblar os protestos e manobras regimentais de senadores da oposição, que têm impedido o avanço das pautas em plenário. Nos últimos dias, o ambiente se tornou ainda mais conturbado, com discursos inflamados, pedidos de adiamento e falta de quórum para votações presenciais.

Para garantir o mínimo de funcionamento do Legislativo, os senadores participarão das deliberações por videoconferência, diretamente de seus estados, como ocorreu entre 2020 e 2022, durante o período mais crítico da crise sanitária. A estrutura de votação eletrônica e participação remota, que segue ativa, foi reativada pela presidência do Senado com rapidez.

A pauta da sessão desta quinta-feira inclui projetos considerados estratégicos pelo governo e por setores do Congresso, como matérias econômicas e propostas voltadas à área social. A expectativa é de que o formato remoto possibilite a aprovação de textos que vinham sendo sucessivamente travados.

A volta ao “modo pandemia” é vista como uma manobra institucional para evitar o colapso dos trabalhos legislativos. No entanto, a medida também tem gerado críticas de parte dos senadores, que alegam falta de transparência e prejuízo ao debate político presencial.

Ainda não há prazo definido para o retorno ao funcionamento pleno e presencial das sessões no Senado. Nos bastidores, parlamentares já falam em intensificar as negociações para tentar desobstruir o ambiente político e evitar que o impasse se prolongue.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Quais os sintomas e riscos do câncer colorretal, doença que matou Preta Gil

Jamile Romano

Em conversa com Trump, Lula defendeu saída diplomática para Venezuela

Raimundo Souza

“Se você for ao Acre, vai enfrentar o crime organizado”, diz Lula ao citar violência no Brasil

Jamile Romano

Morre a deputada Amália Barros, vice-presidente do PL Mulher

Raimundo Souza

PGR defende fim de apuração contra Bolsonaro por fraude em cartão de vacina

Marcio Nunes

Saiba as novas regras do Pix que entram em vigor em novembro

Jamile Romano