23.3 C
Rio Branco
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Senado deve votar fim da reeleição em 2025

Publicado em 30/10/2024

A cúpula do Senado Federal pretende votar, no primeiro semestre de 2025, a proposta de fim da reeleição para cargos do Poder Executivo.

A disposição em votar a iniciativa já foi sinalizada tanto pelo atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como pelo favorito para substituí-lo, Davi Alcolumbre (União-AP).

Pacheco queria votar a iniciativa ainda neste ano, mas não há disposição da maioria dos líderes partidários de analisarem o tema em meio à sucessão no Poder Legislativo.

A ideia é transformar o tema em uma prioridade da próxima presidência do Senado, sobretudo em um aceno aos partidos de centro e de direita.

No Congresso Nacional, há uma série de medidas que estabelecem o fim da reeleição, como uma de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

A proposta tramita na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e estabelece um mandato de cinco anos para prefeito, governador e presidente, sem possibilidade de reeleição.

A ideia é de que a nova regra não seja válida para quem já ocupa o cargo, mas apenas para futuros políticos eleitos. Ou seja, ela não valeria para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026.

A esquerda, capitaneada pelo próprio Lula, é contra a iniciativa e defende outras alterações no código eleitoral, como o voto em lista para cargos proporcionais.

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), por outro lado, apoiam o fim da reeleição.

 

[CNN]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Caiado fala em atos lado a lado, mas nega definição sobre chapa com Gusttavo Lima

Jamile Romano

Alckmin diz que Silvio teria sido um candidato forte à Presidência

Raimundo Souza

Presença de Eduardo Bolsonaro causa desconforto em missão empresarial da CNI nos EUA

Kevin Souza

Samir Bestene lamenta falta de ajuda do governo federal durante a alagação no Estado

Jamile Romano

STJ aceita denúncia; mas decide por unanimidade não afastar o governador Gladson Cameli do cargo

Marcio Nunes

Moraes critica reportagem do UOL e fala em notícia falsa

Raimundo Souza