30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Senado aprova o relatório de Petecão que premia profissionais da Segurança Pública

Atualizada em 29/10/2024 11:34

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou, nesta terça-feira (29), o relatório do presidente do colegiado, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), favorável ao Projeto de Lei (PL) 16/2022. A proposta prevê o pagamento de um prêmio (em dinheiro) para reconhecer o trabalho dos profissionais de Segurança Pública e Defesa Social. A proposição também institui o Livro Nacional do Mérito na Segurança Pública. Se não houver recurso para análise no Plenário, o texto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Petecão ressaltou que, apesar de ser uma importante iniciativa de reconhecimento aos profissionais da Segurança Pública, o texto original, de autoria do ex-senador Flávio Dino, não incluía algumas categorias igualmente importantes. Para sanar essa lacuna, ele propôs uma emenda que adiciona as polícias penais, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e as secretarias estaduais de Administração Penitenciária, ou órgãos equivalentes.

“Essa inclusão é fundamental. As polícias penais desempenham um papel crucial no sistema de segurança, muitas vezes em condições adversas e com riscos elevados. Não podemos deixar esses profissionais de fora de uma medida tão relevante. Eles também merecem ser reconhecidos pelo trabalho árduo e pela dedicação em proteger a sociedade,” destacou Petecão.

O senador também argumentou que o reconhecimento financeiro previsto pelo projeto não é apenas um gesto simbólico, mas uma forma de valorizar concretamente o esforço dos agentes da Segurança Pública. Enfatizou, ainda, a importância de o Congresso Nacional se unir em torno de propostas que fortaleçam a segurança pública no País, destacando passarmos por um momento em que esse quesito constitui uma das maiores preocupações da população. Projetos como este são essenciais para motivar e valorizar nossos agentes.

“O prêmio em dinheiro é um incentivo para que esses profissionais continuem desempenhando suas funções com excelência. É uma maneira de o Estado mostrar que valoriza aqueles que, diariamente, colocam suas vidas em risco para garantir a ordem e a paz social,” completou.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Empreendedores da Feira da Economia Solidária garantem renda extra no Carnaval da Família

Raimundo Souza

Beatriz Velloso, filha de Eduardo Veloso, é extubada e já chama pelos pais na UTI, em São Paulo

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre apresenta panorama do trabalho realizado em 2024

Raimundo Souza

Governo do Acre antecipa pagamento de janeiro para dias 27 e 29

Jamile Romano

MPAC propõe transformar terrenos baldios em hortas comunitárias

Jamile Romano

Governo realiza ação emergencial de saúde em Santa Rosa do Purus para minimizar as consequências da estiagem

Marcio Nunes