Atualizada em 17/04/2024 08:57
O Senado aprovou hoje, em primeiro turno, a PEC (proposta de emenda à Constituição) das Drogas que criminaliza a posse e o porte de drogas ilícitas em qualquer quantidade. O projeto ainda precisa passar por mais uma votação em plenário antes de ir para análise da Câmara dos Deputados.
O que aconteceu
Foram 53 votos favoráveis e 9 contrários à proposta Para ser aprovado, o texto precisava de pelo menos 49 votos dos 81 senadores.
PT orientou contra a votação do texto. Além da orientação contrária, o partido do presidente Lula fechou questão, ou seja, senadores que votassem a favor da propostas poderiam sofre punições da sigla, como suspensão do tempo de fala ou participação nas comissões.
O governo liberou a bancada. O líder, Jaques Wagner (BA), disse que era uma “questão de consciência e não teria como centralizar os partidos ou individualmente cada parlamentar”. O senador afirmou, porém, que acompanharia a orientação do PT.
Base do governo votou pela aprovação. Os partidos com ministérios no governo Lula: União Brasil, PSD, PSB, PDT e Republicanos foram a favor do texto. O PL, Novo e PP acompanharam o mesmo movimento. Apenas o MDB liberou a bancada.
[Uol]