30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Política

Senado aprova em 1º turno PEC que criminaliza porte de drogas

Atualizada em 17/04/2024 08:57

O Senado aprovou hoje, em primeiro turno, a PEC (proposta de emenda à Constituição) das Drogas que criminaliza a posse e o porte de drogas ilícitas em qualquer quantidade. O projeto ainda precisa passar por mais uma votação em plenário antes de ir para análise da Câmara dos Deputados.

O que aconteceu
Foram 53 votos favoráveis e 9 contrários à proposta Para ser aprovado, o texto precisava de pelo menos 49 votos dos 81 senadores.

PT orientou contra a votação do texto. Além da orientação contrária, o partido do presidente Lula fechou questão, ou seja, senadores que votassem a favor da propostas poderiam sofre punições da sigla, como suspensão do tempo de fala ou participação nas comissões.

O governo liberou a bancada. O líder, Jaques Wagner (BA), disse que era uma “questão de consciência e não teria como centralizar os partidos ou individualmente cada parlamentar”. O senador afirmou, porém, que acompanharia a orientação do PT.

Base do governo votou pela aprovação. Os partidos com ministérios no governo Lula: União Brasil, PSD, PSB, PDT e Republicanos foram a favor do texto. O PL, Novo e PP acompanharam o mesmo movimento. Apenas o MDB liberou a bancada.

[Uol]

Artigos Relacionados

Moraes marca depoimento de Cid após PF apontar omissões de militar

Raimundo Souza

Exploração de petróleo na Foz do Amazonas: Lula intensifica a pressão sobre Marina

Raimundo Souza

Senado deve votar fim da reeleição em 2025

Jamile Romano

Janja repreende indígenas e pede que se sentem para ouvir Lula

Raimundo Souza

Pacheco diz que cabe ao Judiciário avaliar se atuação de Moraes pode anular provas

Raimundo Souza

Mesmo com ministérios no governo Lula, 3 partidos políticos decidem abandonar PT e apoiar PL

Raimundo Souza