24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreBrasilGeral

Sena Madureira está entre cidades com emendas federais suspensas por suspeita de crime; caso será investigado pela PF

O município acreano de Sena Madureira está entre as nove cidades brasileiras que terão os repasses de emendas federais suspensos por decisão do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi tomada após a Controladoria-Geral da União (CGU) apresentar indícios de irregularidades graves, como desvio de recursos públicos, superfaturamento de contratos e obras inacabadas.

A decisão, assinada nesta segunda-feira (15), determina que o governo federal interrompa imediatamente os repasses das chamadas “emendas PIX” para os municípios envolvidos. Além disso, Flávio Dino ordenou que todos os dados levantados pela CGU sejam enviados à Polícia Federal, que ficará responsável por aprofundar as investigações criminais.

Entre os dez municípios que mais receberam emendas individuais entre 2020 e 2024, nove apresentaram irregularidades. Apenas São Paulo, a capital paulista, não foi alvo da medida. Segundo o relatório, esse grupo de cidades movimentou mais de R$ 724 milhões no período analisado.

Além de Sena Madureira, também estão na lista os municípios de Carapicuíba (SP), Macapá (AP), São Luiz de Anauá (RR), São João de Meriti (RJ), Iracema (RR), Rio de Janeiro (RJ), Camaçari (BA) e Coração de Maria (BA).

No caso específico de Sena Madureira, o documento da CGU aponta falhas na execução contratual, indícios de desvio da finalidade dos recursos e contratação de empresas sem a devida comprovação técnica. Também foram identificados problemas na transparência das informações e no rastreamento do uso das verbas, em descumprimento de exigências estabelecidas pelo próprio STF.

Flávio Dino destacou, na decisão, que o envio dos dados à Polícia Federal e a continuidade das auditorias são fundamentais para garantir justiça e evitar punições indevidas. Segundo ele, é necessário “separar o joio do trigo, evitar injustiças, possibilitar o exercício pleno do direito de defesa e aplicar as sanções cabíveis após o devido processo legal”.

A CGU continuará com o aprofundamento das auditorias nos municípios citados, e o caso de Sena Madureira deve ter desdobramentos locais nos próximos dias, com possíveis impactos na administração pública e nas futuras liberações de recursos federais.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Presídio feminino de Cruzeiro do Sul deverá receber novas instalações

Redacao

TJAC e Iapen concluem curso de Justiça Restaurativa no presídio feminino de Rio Branco

Raimundo Souza

Empresário do Acre é alvo de operação da Polícia Federal contra lavagem de dinheiro e tráfico interestadual de drogas

Kevin Souza

Sefaz investe em implementação de sistema online para declaração de ITCMD

Marcio Nunes

Governo publica convocação de professores para a Educação

Jamile Romano

Falta de dinheiro no mercado é preocupação para 49% dos empresários rio-branquenses, aponta pesquisa Fecomércio-AC

Jamile Romano