25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Semulher oferta 2° curso livre de corte e costura para mulheres da comunidade

Publicado em 11/06/2024

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), por meio do Departamento de Autonomia Econômica e Políticas de Cuidados, ofertou na tarde desta terça-feira, 11, aula presencial do 2° curso livre de corte e costura, na Escola Jovem Integral Glória Perez, localizada no bairro Xavier Maia. A profissionalização é voltada para mulheres em situação de violência ou vulnerabilidade econômica.

A qualificação profissional é concedida pela equipe multidisciplinar da Semulher, objetivando levar os serviços da secretaria para perto da população, na comunidade, além de apresentar uma oportunidade de reinseri-las no mercado de trabalho, ou inseri-las pela primeira vez, acompanhar o desenvolvimento e fomentar o crescimento econômico e a autonomia financeira.

Irismar Ferreira, de 50 anos, realizou cirurgia há pouco tempo e estava em casa quando ouviu falar do curso ofertado pela Secretaria de Estado da Mulher. Ela conta que, com essa profissionalização, espera poder consertar e repaginar roupas. “Além de abrir portas para outros cursos que posso fazer depois, vai ajudar muito na minha renda”, disse.

Lúcia de Souza, de 56 anos, afirma que antes de ser inserida no mercado profissional, ela fazia e vendia crochê como sustento. Agora, com mais essa oportunidade, ela espera poder complementar sua renda. “Sempre gostei de artesanato. Vou poder ajudar em casa. Minha filha é estudante, então isso aqui que vou fazer também vai ajudar ela”, ressaltou Lúcia.

Os cursos da Semulher pretendem, sobretudo, viabilizar a autonomia econômica das mulheres para que possam gerar seu sustento. É uma iniciativa que prevê o fim do ciclo da violência, que, em alguns casos, acontece por causa do domínio financeiro do agressor. Esta é mais uma área de atuação do governo do Acre, por meio da Semulher, na promoção da igualdade de gênero.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Até março deste ano, ja foram realizadas mais de três mil doações de sangue no Acre

Jamile Romano

No Dia Internacional da Mulher Indígena e da Amazônia, Semulher lança Cartilha Lei Maria da Penha traduzida nas línguas Manchineri e Huni Kuin

Raimundo Souza

Governador Gladson Camelí e ministro Luís Roberto Barroso prestigiam o programa Justiça Itinerante em Xapuri

Raimundo Souza

PF aponta que Bolsonaro cogitou pedir asilo político ao presidente da Argentina

Kevin Souza

2ª Turma Recursal mantém sentença que negou a consumidor ressarcimento por Pix enviado mediante fraude

Jamile Romano

Governo avança com regularização fundiária em bairros de Rio Branco

Jamile Romano