22.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Semulher entrega Relatório do Orçamento Sensível ao Gênero ao MPAC e TCE

Publicado em 10/10/2025

Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) entregou, nesta quarta-feira, 8, o Relatório do Orçamento Sensível ao Gênero ao Ministério Público do Acre (MPAC) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). O documento reúne análises e apurações dos gastos destinados às políticas públicas voltadas às mulheres nas Leis Orçamentárias Anuais de 2024 e 2025.

Semulher entrega de material de transparência. Foto: Diego Negreiros/MPAC

O objetivo da iniciativa é assegurar transparência e fortalecer o compromisso com a equidade de gênero na gestão pública. Além da entrega do relatório, foram discutidas propostas de cooperação em projetos voltados à prevenção da violência de gênero, com ênfase em ações que promovam uma cultura de respeito e igualdade nos espaços escolares.

Secretária de Estado da Mulher afirma que documento mostra a efetividade do trabalho realizado pela pasta. Foto: Diego Negreiros/MPAC

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, ressaltou que a consolidação do relatório representa um marco no acompanhamento das políticas públicas. “Esse documento é uma forma de mostrar que o orçamento destinado às mulheres do nosso estado está sendo executado com efetividade, com resultados e de forma transparente.”

“O documento entregue ao MPAC é um importante instrumento fortalecimento das políticas públicas sob a ótica de gênero”, ressalta procurador-geral do Ministério Público, Danilo Lovizaro. Foto: Diego Negreiros/MPAC

O procurador-geral do Ministério Público, Danilo Lovizaro, também enfatizou a importância da iniciativa. “O documento entregue ao MPAC é um importante instrumento de transparência e de fortalecimento das políticas públicas sob a ótica de gênero. Coloco o Ministério Público à disposição para contribuir com o fortalecimento das redes de proteção às mulheres em todo o estado.”

Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dulcinéa Benício, também celebrou documento entregue pela Semulher. Foto: Franklin Lima/Semulher

Também participaram da entrega, a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dulcinéa Benício, o secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, a conselheira do TCE, Naluh Gouveia, e o corregedor do Ministério Público, Álvaro Luiz Pereira.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sine Acre anuncia 165 vagas de emprego em diferentes áreas nesta quarta-feira (26)

Kevin Souza

Musk volta a atacar projeto de Trump e diz que plano é ‘suicídio político’

Raimundo Souza

Ceia natalina 2025: Rio Branco tem queda no arroz e altas em frios e carnes

Kevin Souza

Quartas de final no radar: Sub-20 tem rodada quente com jogos no Florestão

Jamile Romano

DNIT reconhece situação de emergência em ponto crítico da BR-364 no Acre

Kevin Souza

Acre apresenta diminuição nas taxas de pobreza e de extrema pobreza, segundo Instituto Jones dos Santos Neves

Jamile Romano