23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Sema e Embrapa assinam acordo de cooperação técnica com foco no monitoramento ambiental

Publicado em 16/04/2024

Como parte de um plano de trabalho detalhado para avançar na aplicação de geotecnologias no monitoramento da recuperação florestal no estado do Acre, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram um acordo de cooperação técnica (ACT) durante o Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, que ocorreu na capital acreana.

O acordo, assinado pela secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, e pelo chefe-geral da Embrapa, Bruno Pena, prevê uma série de ações que visam a formulação de políticas públicas para a atualização contínua do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre.

A secretária afirmou que o acordo potencializa uma variedade de novas tecnologias que estão contempladas nesse novo acordo de cooperação. “Esse ACT vem de uma parceria que já temos com a Embrapa, que visa o fortalecimento das políticas públicas ambientais com um órgão tão importante ligado ao meio ambiente”, afirmou a secretária Julie Messias.

A gestora disse, ainda, que a parceria reforça estudos para a geração e gestão do conhecimento em geoprocessamento, monitoramento ambiental e em unidades de conservação estaduais e fomento florestal. “O acordo prevê a capacitação de técnicos e a transferência de tecnologias, incluindo o uso de drones e de produtos para monitoramento de gestão florestal. Também irá fortalecer as ações de comunicação e educação ambiental”, acrescentou.

O chefe-geral da Embrapa, Bruno Pena, ressaltou que esse ACT é importante, pois formaliza todas as ações que já são desenvolvidas em parceria com a Sema.

“Somos parceiros de longa data da Sema, no Zoneamento Ecológico-Econômico. Foi uma construção conjunta. Em todas as fases dele a Embrapa atuou fortemente. Agora, ampliamos as ações. Além do zoneamento ecológico, para as próximas etapas colocamos também o zoneamento de algumas culturas agrícolas como soja, o milho”, afirmou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Enchente atinge mais de 120 mil pessoas no Acre e já é considerada, proporcionalmente, o maior desastre ambiental do estado

Jamile Romano

Comunidade da Transacreana celebra obras em ramais com agradecimento aos órgãos públicos: ‘É tudo para nós’

Marcio Nunes

Caixa começa a pagar Bolsa Família de fevereiro

Jamile Romano

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 22 de setembro

Raimundo Souza

Este domingo (25) será de calor com expectativa de precipitações isoladas no Acre; veja as temperaturas na região

Raimundo Souza

Com itinerário estendido, Bocalom realiza carreata do Manoel Julião ao Lago do Amor

Marcio Nunes