25.3 C
Rio Branco
sábado, 3 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Sema e Embrapa assinam acordo de cooperação técnica com foco no monitoramento ambiental

Atualizada em 16/04/2024 16:41

Como parte de um plano de trabalho detalhado para avançar na aplicação de geotecnologias no monitoramento da recuperação florestal no estado do Acre, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) assinaram um acordo de cooperação técnica (ACT) durante o Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, que ocorreu na capital acreana.

O acordo, assinado pela secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, e pelo chefe-geral da Embrapa, Bruno Pena, prevê uma série de ações que visam a formulação de políticas públicas para a atualização contínua do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Acre.

A secretária afirmou que o acordo potencializa uma variedade de novas tecnologias que estão contempladas nesse novo acordo de cooperação. “Esse ACT vem de uma parceria que já temos com a Embrapa, que visa o fortalecimento das políticas públicas ambientais com um órgão tão importante ligado ao meio ambiente”, afirmou a secretária Julie Messias.

A gestora disse, ainda, que a parceria reforça estudos para a geração e gestão do conhecimento em geoprocessamento, monitoramento ambiental e em unidades de conservação estaduais e fomento florestal. “O acordo prevê a capacitação de técnicos e a transferência de tecnologias, incluindo o uso de drones e de produtos para monitoramento de gestão florestal. Também irá fortalecer as ações de comunicação e educação ambiental”, acrescentou.

O chefe-geral da Embrapa, Bruno Pena, ressaltou que esse ACT é importante, pois formaliza todas as ações que já são desenvolvidas em parceria com a Sema.

“Somos parceiros de longa data da Sema, no Zoneamento Ecológico-Econômico. Foi uma construção conjunta. Em todas as fases dele a Embrapa atuou fortemente. Agora, ampliamos as ações. Além do zoneamento ecológico, para as próximas etapas colocamos também o zoneamento de algumas culturas agrícolas como soja, o milho”, afirmou.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Empresa de transporte terrestre deve indenizar passageira por extravio de bagagem

Jamile Romano

Governo entrega 10 novas caminhonetes e investe em segurança e ressocialização

Marcio Nunes

Retrospectiva: Prefeito Tião Bocalom comenta sobre seus 3 anos de mandato e fala também a respeito de seus projetos futuros

Jamile Romano

Bocalom recebe empresário para discutir instalação de nova indústria em Rio Branco

Marcio Nunes

Polícia Civil desarticula esquema criminoso que furtou R$ 74 mil de idosa em Tarauacá

Jamile Romano

O Prefeito Tião Bocalom: Jorge Mario Bergoglio “Papa Francisco”

Raimundo Souza