24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Sejusp monitora Enem 2025 com Sistema Integrado de Segurança

Representantes das forças de segurança e órgãos parceiros atuam de forma integrada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC/AC) durante o Enem 2025. Foto: Italo Sousa/Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), está em plena atividade na sala de Situação durante a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.

Representantes das forças de segurança e órgãos parceiros atuam de forma integrada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC/AC) durante o Enem 2025.

O espaço está sendo acompanhado pelas forças de segurança e órgãos parceiros, atuando de forma coordenada e integrada no monitoramento em tempo real de ocorrências e incidentes.

Equipes da SEJUSP e instituições parceiras acompanham o andamento das provas e possíveis ocorrências em todo o estado. Foto: Italo Sousa/Sejusp

Com o suporte de sistemas de videomonitoramento e plataformas corporativas do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), a operação faz o acompanhamento em tempo real de registros de ocorrências, e a plataforma Córtex, que centraliza informações operacionais relevantes para a eficiência do gerenciamento tático.

O coordenador do CICC, Francisco Fonseca enfatiza que a atuação entre as forças de segurança é muito importante para o sucesso do monitoramento. “Estamos garantindo a efetividade das ações preventivas e uma pronta resposta a incidentes, mantendo a ordem pública em todo o território estadual durante a aplicação das provas do Enem”, disse.

Atualmente, a Sejusp está monitorando diretamente 26 escolas em Rio Branco e uma em Cruzeiro do Sul, além de acompanhar indiretamente sete municípios. Com um total de mais de 500 câmeras, sendo 120 perimetrais nas escolas do Estado e cerca de 300 da prefeitura, a operação possui um sistema de videomonitoramento que utiliza câmeras móveis para uma observação em 360 graus e câmeras fixas.

Sistema de videomonitoramento acompanha as principais áreas urbanas e escolas do Acre, reforçando a segurança durante o exame. Foto: Italo Sousa/Sejusp

Elismar Olimpio dos Santos, supervisor de monitoramento afirma que a tecnologia do monitoramento é crucial para a segurança durante as provas. “Com o fluxo contínuo de informações entre setores de inteligência, conseguimos antecipar cenários e compartilhar dados sensíveis, fortalecendo nossa capacidade de resposta”, explicou.

Elismar Olímpio, supervisor de monitoramento da SEJUSP, atua no acompanhamento das câmeras em todo o estado durante a prova. Foto: Italo Sousa/Sejusp

A operação segue até o término das provas, que se encerram às 17 horas, no horário do Acre. Além da SEJUSP, diversas instituições participam da operação, incluindo a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) Cebraspe, SAERB e Energisa.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Confira as agendas dos candidatos a prefeitos de Rio Branco para esta quinta-feira, 05

Raimundo Souza

Sebrae no Acre apoia empreendedores no Festival de Praia de Manoel Urbano

Jamile Romano

Serviços essenciais serão mantidos no feriado do Dia Internacional da Mulher

Jamile Romano

Após pedido do MPAC, professor acusado de abusar sexualmente de estudantes é preso em Acrelândia

Jamile Romano

Instituto Federal do Acre homologa resultado de concurso para técnicos-administrativos em educação

Jamile Romano

Governo do Acre promove fórum com participação de povos indígenas e comunidades tradicionais

Raimundo Souza