25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Policial

Segurança Pública realiza operação de combate a ilícitos ambientais em terras indígenas do Acre

Visando à proteção ambiental dos territórios indígenas, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) por meio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, realiza a Operação Protetor dos Biomas nas Terras Indígenas do Acre. As ações iniciaram no dia 22 e vão até o final do mês.

Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) no município de Jordão. Foto: BPA

A operação acontece por inciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas do Acre (Sepi) e a Saúde Indígena. Tem como objetivo o combate ao desmatamento e das queimadas nas terras indígenas do Estado por meio do patrulhamento ostensivo-preventivo.

Forças policiais ambientais com a Funai no rio Tarauacá. Foto: BPA

As ações de combate aos ilícitos ambientais acontecem simultaneamente nas terras indígenas Kampa do Igarapé Primavera, em Tarauacá, na Alto Rio Purus e Riozinho do Alto Envira, em Santa Rosa do Purus e na Alto Tarauacá, no Jordão. Além das medidas preventivas aos crimes, as comunidades indígenas recebem apoio da Saúde, com a vacinação, da Sepi com apresentações do Programa REM/KFW e da Funai com palestras educacionais e visitas às comunidades.

BPA com a saúde indígena no município de Santa Rosa do Purus. Foto: BPA

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca que a operação é uma política federal de proteção aos territórios indígenas no Acre. “As ações desempenhadas pela Polícia Militar, por meio do Batalhão Ambiental, são de prevenção aos crimes ambientais e essa operação em específico acontece nas Terras Indígenas, que são áreas de proteção, que merecem atenção, por serem locais que atraem muitos invasores e delitos ambientais”, explica.

O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), tenente Kleisson Albuquerque, informa que a operação é uma parceria do governo do Estado do Acre, por meio da Sejusp, executada pela Polícia Militar, por meio do BPA e pelo Corpo de Bombeiro. “O objetivo da operação é alcançar todas as áreas do estado do Acre e as terras indígenas, que devem ser protegidas e fiscalizadas. A operação nesses locais vai estar realizando conversas com o esclarecimento sobre a legislação, deixar essas comunidades distantes informadas e mais tranquilas”.

Protetor dos Biomas é uma operação que acontece anualmente nos seis biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil cumpre mandado de internação de adolescente por ato infracional análogo a roubo em Xapuri

Kevin Souza

Candidata a vereadora e irmã são torturadas e mortas após evento

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre prende suspeito de tentativa de feminicídio em Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre prende suspeito de furtos em residência e órgão público em Tarauacá

Jamile Romano

Fornecedor de armas de fogo para facção criminosa é preso pela Polícia Civil do Acre

Jamile Romano

Policia Civil em parceria com o TJAC leva cidadania com a emissão de mais de 400 RGs em Jordão

Raimundo Souza