28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreBrasilGeral

Segurança Pública realiza aula inaugural do 7° curso do Plano de Gestão de Crise de Segurança nas Cidades

Publicado em 11/08/2025

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), promoveu na manhã desta segunda-feira, 11, a aula inaugural do curso de Plano de Gestão de Crises de Segurança nas Cidades, em Rio Branco.

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem na prevenção e no gerenciamento de situações críticas, ampliando a integração entre os diversos setores envolvidos na segurança pública. A capacitação está na sua 7ª edição, sendo realizada pela primeira vez no estado do Acre.

Major da Polícia Militar, Priscila Siqueira, aluna do curso. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O treinamento conta com 71 profissionais de Segurança Pública envolvendo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal e operadores de outros estados. A major da Polícia Militar, Priscila Siqueira, destacou que o curso representa uma oportunidade valiosa para aprimorar o preparo dos operadores de segurança. “Esse curso é fundamental para oferecer respostas mais seguras e eficientes em situações de crise, contribuindo para que nossas cidades fiquem mais protegidas e resilientes”, afirmou.

O coordenador do curso, Assis dos Santos, destaca que a capacitação envolverá quatro municípios do estado. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Voltado para a execução logística, planejamento, custeio e execução de ações estratégicas, o curso capacita para a garantia de uma resposta rápida e eficiente frente a incidentes e crises urbanas. O coordenador do curso, Assis dos Santos, destaca que a capacitação envolverá quatro municípios do estado. “É importante, pois ele traz a atenção do governo do Estado para a prevenção, realizando um protocolo de ação para os municípios, em caso de uma ação criminosa envolvendo atentados a instituição financeiras, a presidios e demais ações acriminosas”, disse.

Representante do Ministério da Justiça, delegado Getúlio Monteiro, diz que curso além de oferecer capacitação e conhecimento técnico envolve os alunos na criação de um protocolo de prevenção. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O evento segue até a próxima sexta-feira, 15, e reforça o compromisso do governo acreano com o fortalecimento da Segurança Pública e a ampliação da capacidade operacional dos órgãos que atuam no enfrentamento à criminalidade e na proteção da população. Segundo o representante do Ministério da Justiça, delegado Getúlio Monteiro, o curso além de oferecer capacitação e conhecimento técnico “envolve os alunos na criação de um protocolo de prevenção, unindo sociedade civil e segurança pública para que, em momentos de crise, todos saibam exatamente o que fazer e como agir”.

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Seca histórica: rio no interior do Acre chega a marca de 34 centímetros; em Brasiléia, Rio Acre está com 67 cm

Jamile Romano

Veja momento da implosão do primeiro hotel de luxo de Brasília

Raimundo Souza

Abandono do tratamento de HIV cai no Acre, mas mais de 300 pacientes ainda não retornaram ao acompanhamento

Kevin Souza

Previsão indica calor e chuvas isoladas no Acre nesta Quarta-feira de Cinzas

Raimundo Souza

Coordenadoras do projeto Mulheres que Transformam debatem com governo fortalecimento do empreendedorismo feminino

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco entrega alimentos na Vila Verde e reforça compromisso com ação humanitária na zona rural

Marcio Nunes