Atualizada em 30/04/2024 18:03
No mês de maio se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) lançou nesta terça-feira, 30, a Operação Caminhos Seguros, uma medida de combate à exploração sexual de menores, que acontece de 2 a 20 de maio.
A operação compreende um esforço do governo do Acre em viabilizar uma atuação integrada e harmônica entre as forças de Segurança do Estado, a fim de combater a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes, por meio de medidas de proteção desenvolvidas pelas polícias Militar e Civil.
O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Evandro Bezerra, destaca que a operação é uma medida para assegurar a proteção e a redução dos números de violência praticados contra menores: “Esse mês as forças de segurança pública vão reforçar o trabalho de forma repreensiva e preventiva para garantir a proteção das nossas crianças, tanto do interior como da capital”.
O coordenador da operação e diretor operacional da Segurança Pública, delegado Marcos Frank, explica que a ação conta com um deslocamento de policiais para o interior do Acre: “Para a realização da operação, foram ofertadas diárias para reforçar o efetivo e interiorização das ações”.
A comandante do Batalhão de Trânsito e tenente-coronel da Polícia Militar, Eliana Maia, conta que o policiamento de trânsito estará diretamente envolvido na execução das ações: “Estaremos trabalhando principalmente na repreensão e prevenção desses crimes nas rodovias do estado, atendendo inicialmente Assis Brasil, Acrelândia, Plácido de Castro, Feijó e Sena Madureira”.
A representante da Delegacia de Proteção a Criança e Adolescentes, delegada Carla Fabiola, explica que a operação é uma ação pontual, mas que o trabalho de enfrentamento a essa violência acontece durante todo o ano: “A Polícia Civil vai dar um suporte maior às delegacias, tanto da capital, quanto do interior, justamente para que tenha um maior efetivo na parte preventiva, com a realização de palestras nas escolas, com o intuito de conscientizar as crianças e os gestores”.
[Agência de Notícias do Acre]