24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Segurança Pública apresenta balanço do Carnaval da Família

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), divulgou nesta quinta-feira, 6, o balanço do Carnaval da Família 2025. A atuação estratégica de todas as forças de segurança, que estiveram representadas no encontro, resultou na redução do índice de ocorrências, deixando o período festivo mais seguro em todo o estado.

O secretário adjunto da pasta, Evandro Bezerra, afirma que os números são expressivos quando se fala em prevenção e redução de registros de ocorrência. “Em todo o estado tivemos apenas 47 ocorrências policiais nos locais onde estavam ocorrendo carnavais. E, de certa forma, carnavais bem expressivos, como no Carnaval da Família Rio Grande, em Cruzeiro do Sul, Sena Mato Veira, Mâncio Lima, Brasileiro. São carnavais tradicionais, que levam multidões a esses locais. E o planejamento foi traçado de forma correta pelo sistema de intervenção nacional. Nós coordenamos e as forças apresentaram um trabalho extremamente eficiente, que trouxe tranquilidade à festa”, destacou.

Participaram da reunião representantes de todos os órgãos do Sistema Público de Segurança (Sisp). Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Com reforço no policiamento, campanhas preventivas e uso de tecnologia, os índices de ocorrência registraram queda em comparação com anos anteriores. O balanço oficial aponta redução de crimes como furtos, roubos e agressões.

Para diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, estratégia de unificar Carnaval foi um ponto muito positivo. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, disse que a estratégia de unificar o Carnaval foi um ponto muito positivo para a atuação das forças. “Este ano nós não tivemos nenhum acidente grave, não perdemos nenhuma vida pelo evento Carnaval em relação a bebida alcoólica; tivemos algumas pequenas ocorrências, todas relacionadas ao uso excessivo de bebida alcoólica, mas nenhuma grave. Isso para nós é um motivo de muita comemoração, para a segurança de forma geral”, disse.

Os números

Polícia Militar (PMAC): 47 ocorrências;

Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC): 58 ocorrências;

Instituto de Administração Penitenciária (Iapen): 17 monitorados identificados;

Polícia Civil (PCAC): 41 ocorrências;

Detran/BPTran: 92 operações de trânsito;

Centro Integrado de Comando e controle (CICC): monitoramento/público estimado: 48.760.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Obras do novo viaduto provocam mudanças no trânsito da Avenida Ceará a partir desta segunda-feira (12)

Jamile Romano

Michelle Melo considera apoiar Mailza Assis para o Governo do Acre em 2026: “Ela sabe o que quer”

Kevin Souza

Projeto Esperançar realiza oficinas na Reserva Extrativista Chico Mendes

Marcio Nunes

Programa de incentivo à produção de Mandioca beneficia 250 produtores da região do Alto Acre

Raimundo Souza

Governo do Acre publica Plano Plurianual 2024-2027 e Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2024

Jamile Romano

Idaf inicia campanha do vazio sanitário da soja no Acre

Marcio Nunes