23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Segurança dá início à operação Sejusp em Ação, com foco no combate à criminalidade em Rio Branco e interior

Publicado em 12/06/2025

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) deu início à operação Sejusp em Ação, com objetivo de reforçar o combate à criminalidade em Rio Branco e demais municípios do estado do Acre. A operação se iniciou nesta quinta-feira, 12  e prossegue até o dia 31 de dezembro.

Com foco no enfrentamento direto a crimes como roubo e furto de veículos, porte ilegal de armas de fogo e tráfico de entorpecentes, e na captura de foragidos da Justiça, a operação mobiliza efetivos do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), além de outras forças de segurança pública estaduais. A colaboração da população, por meio de denúncias anônimas, é essencial para o sucesso da operação. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 181, de forma sigilosa.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, destaca o caráter preventivo e repressivo da ação. “Nossa meta é prender foragidos, tirar armas ilegais das ruas, desarticular o tráfico e reduzir drasticamente os indicadores de violência. Essa é uma ação coordenada, que une inteligência e presença territorial do Estado”, ressalta.

A ação começou na capital, Rio Branco  e será estendida para  Cruzeiro do Sul, Brasileia, Tarauacá e Sena Madureira, envolvendo áreas de fronteira e localidades em todas as regionais.

Segundo o coordenador, Assis dos Santos, a presença ostensiva é fundamental para ampliar a sensação de segurança da população. “Estamos empregando inteligência, mobilidade e estratégia para atuar em pontos estratégicos da capital e do interior. A Segurança está comprometida em restabelecer a tranquilidade em todas as regionais. Esta operação será constante”, afirma.

A operação conta com patrulhamentos ostensivos fixos e móveis, bloqueios policiais em pontos estratégicos e ações de inteligência, com base em dados de indicadores criminais, denúncias anônimas e demandas da comunidade.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Brasil, Bolívia e Peru discutem saúde pública na região de fronteira amazônica

Marcio Nunes

Cavalgada da Expoacre Juruá; veja o vídeo

Raimundo Souza

MPAC visita casa de passagem para migrantes em Rio Branco

Jamile Romano

Petecão propõe escritório da ANM no Acre e agilidade nas licenças para exploração mineral

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre recupera R$ 33 mil em objetos roubados e restitui bens às vítimas

Jamile Romano

Governo do Acre e Prefeitura de Rio Branco reforçam parceria para orientar população durante emergência em Saúde

Raimundo Souza