22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Segurança dá início à operação Sejusp em Ação, com foco no combate à criminalidade em Rio Branco e interior

Publicado em 12/06/2025

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) deu início à operação Sejusp em Ação, com objetivo de reforçar o combate à criminalidade em Rio Branco e demais municípios do estado do Acre. A operação se iniciou nesta quinta-feira, 12  e prossegue até o dia 31 de dezembro.

Com foco no enfrentamento direto a crimes como roubo e furto de veículos, porte ilegal de armas de fogo e tráfico de entorpecentes, e na captura de foragidos da Justiça, a operação mobiliza efetivos do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), além de outras forças de segurança pública estaduais. A colaboração da população, por meio de denúncias anônimas, é essencial para o sucesso da operação. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 181, de forma sigilosa.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, destaca o caráter preventivo e repressivo da ação. “Nossa meta é prender foragidos, tirar armas ilegais das ruas, desarticular o tráfico e reduzir drasticamente os indicadores de violência. Essa é uma ação coordenada, que une inteligência e presença territorial do Estado”, ressalta.

A ação começou na capital, Rio Branco  e será estendida para  Cruzeiro do Sul, Brasileia, Tarauacá e Sena Madureira, envolvendo áreas de fronteira e localidades em todas as regionais.

Segundo o coordenador, Assis dos Santos, a presença ostensiva é fundamental para ampliar a sensação de segurança da população. “Estamos empregando inteligência, mobilidade e estratégia para atuar em pontos estratégicos da capital e do interior. A Segurança está comprometida em restabelecer a tranquilidade em todas as regionais. Esta operação será constante”, afirma.

A operação conta com patrulhamentos ostensivos fixos e móveis, bloqueios policiais em pontos estratégicos e ações de inteligência, com base em dados de indicadores criminais, denúncias anônimas e demandas da comunidade.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ageac realiza ação educativa no Via Verde Shopping como parte da campanha Maio Amarelo

Raimundo Souza

Acre dá passo histórico com a primeira reunião da comissão para certificação de vítimas da hanseníase

Marcio Nunes

OAB/AC promove o 1º Curso de Formação de Delegados e Membros de Prerrogativas

Marcio Nunes

Imunização contra a dengue: No Acre 11 cidades serão contempladas inicialmente

Jamile Romano

Prograd prorroga prazo para matrículas do SISU 2024

Jamile Romano

Ifac abre edital para seleção de empresas para coleta de óleo de cozinha usado

Jamile Romano