Atualizada em 13/06/2024 10:18
Presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), participou nesta terça-feira,11, de reunião com representantes do governo do Acre e equipe de relações internacionais para tratar sobre o corredor bioceânico e ações para exportação e integração pelo Arco Norte – eixo de escoamento para exportações aos países sul-americanos.
A consultora de relações internacionais, Marta Cerqueira Melo, apresentou aos participantes, estratégias de fortalecimento do corredor bioceânico. Ela explicou que o modelo de centro unificado e fronteiras poderá beneficiar o comércio bilateral entre Brasil e Peru, por intermédio do Acre.
Claro que muitas ações estão sendo feitas para consolidar o corredor que é fundamental tanto no ponto de vista do fortalecimento da integração sul-americana quanto do desenvolvimento da infraestrutura e logística do Arco Norte. O grande desafio é criar um espaço aduaneiro que seja compatível com a estratégia do corredor bioceânico.
Por isso, é de fundamental importância, criarmos um modelo de centro unificado de fronteiras que já existe na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e trazer para cá um modelo parecido que vai garantir agilidade tanto para cargas quanto para turistas no fluxo para o Peru.
O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga (PSDB) afirmou que a união dos poderes, instituições e empresários é fundamental para que o corredor bioceânico funcione na prática e impulsione o crescimento econômico do estado do Acre. Ele também reconheceu que o esforço do governador Gladson Cameli para integrar o Acre comercialmente com outras regiões.
A união dos poderes, instituições, comércio e indústria é muito importante para esse fortalecimento do corredor bioceânico e desenvolvimento do Acre. A Aleac e o governo do Estado têm essa visão. Por isso, estamos discutindo estratégias para que o comércio bilateral aconteça, pois é importante para o crescimento do nosso estado. O governador Gladson Camli (PP) tem trabalhado para integrar o Acre a outro centro comercial pelo mundo.
O secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, destaca que o Acre tem avançado nas parcerias com o governo do Peru para o desenvolvimento do comércio bilateral e turismo entre as duas regiões. Assur destaca a importância do governador Gladson e o presidente Gonzaga na luta pelo comércio bilateral.
Dentro da estratégia do governo, em parceria com a Aleac para o fortalecimento do corredor, está a união das instituições e planejamento a médio e longo prazo. Já estamos existem parcerias com estados vizinhos e o Peru para apresentar nossos produtos e pacotes de turismo. Essa rota do pacífico é o grande propulsor desse movimento.
Segundo o secretário, os negócios já estão acontecendo com empresários aderindo a essa proposta. O Poder Legislativo tem ajudado nesse processo com o apoio do presidente Gonzaga. O governador Gladson Cameli também tem dado atenção especial para o setor industrial e comércio do Acre com outros países.
O secretário de Planejamento do Estado, coronel-PM Ricardo Brandão, afirmou que o governo e demais órgãos irão criar um grupo de trabalho para definir as prioridades do estado no comércio com outros países. Segundo ele, estado do Acre já está inserido nessa rota de integração comercial e vamos criar um grupo de trabalho para definir estratégias e impulsionar a economia do Acre.
Dois temas
Deputado Afonso Fernandes (PL) proferiu um discurso na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira, 11, destacando dois temas: a necessidade de campanhas de conscientização sobre uma grave doença e a confirmação do reajuste salarial para os servidores públicos do Estado.
Vacinação
O parlamentar iniciou seu discurso expressando solidariedade com o deputado Pedro Longo (PDT), que havia abordado sobre a vacinação contra a poliomielite, que teve início dia 27 de maio, e que deve alcançar pelo menos 5 mil crianças de até quatro anos. Segundo Fernandes, a sociedade não tem dado a devida atenção ao problema.
Reajuste garantido
O reajuste salarial de 5,08% concedido pelo governador Gladson Cameli (PP) aos servidores públicos também foi destacado pelo deputado Afonso Fernandes. “O governo paga no final deste mês o reajuste de 5,08% aos quase 54 mil funcionários públicos ativos e inativos”, afirmou o deputado.
Acima da inflação
Afonso destacou que o reajuste está acima da inflação projetada para 2024: “Este reajuste, inclusive, está acima da inflação do país para 2024, que segundo informações, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) está projetado para 4%”.
Aprovado
Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou, na sessão desta terça-feira, 11, Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que versa sobre a consolidação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais do Ensino Público Estadual, conforme estipulado na Lei nº 77 de 29 de junho de 1999.
Valorização
Presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), destacou a importância da proposta para a valorização dos profissionais da educação e para a melhoria da qualidade do ensino no estado. Segundo ele, essa aprovação representa um compromisso do governo com a valorização dos profissionais que dedicam suas vidas à formação das futuras gerações.
Desculpas
Deputado estadual Pablo Bregense (PSD), que havia deitado o presidente regional do partido, senador Sérgio Petecão pra lá de furioso ao declarar apoio à reeleição do senador Marcio Bittar (União Brasil), pediu desculpas, na sessão desta terça-feira, 11.
Arranhada
Apesar das desculpas apresentadas pelo deputado Pablo Bregense, claro que sua relação com o senador Sérgio Petecão não será mais a mesma de outrora. O senador vai lembrar pra sempre das declarações do deputado e este por sua vez amais esquecerá a reação virulenta de Petecão.
Verdade nua e crua
Na verdade, Pablo Bregense não deve sua vitória a partido e tampouco a dirigentes partidários, mas sim ao seu trabalho e ao grupo de amigos que apostaram nele e lutaram em várias cidades acreanas, notadamente Rio Branco, Sena Madureira e Plácido de Castro.
Declaração de amor
“Hoje eu venho aqui reafirmar o meu compromisso com o Partido Social Democrático. Jamais irei fazer qualquer tipo de atitude que desabone a sigla. E peço aqui a devida vênia, a devida desculpa ao meu senador que tanto me ajudou, que tanto lutou para que esse projeto, para que eu pudesse estar aqui representando o PSD”, afirmou Pablo.
História de vida
Pablo compartilhou sua história de vida e os desafios que enfrentou para chegar à Aleac. “Um garoto que ele conheceu pobre, de mãe solteira, neto de negros. Ele sabe o que eu lutei para estar aqui. Mas que, infelizmente, às vezes eu peco por não ter experiência. E a gente aprende com os erros. E, com certeza, não cometerei mais”.
Abraço fraterno
Pablo encerrou seu discurso com um agradecimento ao senador Sérgio Petecão e um apelo para focar nos temas prioritários para a população. “Meu senador, fica aqui o meu abraço fraterno. E saiba que estamos juntos. E que pode contar comigo”, pontuou.