22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Secretaria do Meio Ambiente participa de congresso nacional sobre agroecologia e justiça climática, na Bahia

Publicado em 19/10/2025

Secretaria do Meio Ambiente participa de congresso nacional sobre agroecologia e justiça climática, na Bahia. Foto: cedida

Gestoras da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participaram do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que teve início na quarta-feira,15, e encerrou no sábado, 18, no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, na Bahia.

O evento reuniu estudantes, pesquisadores, gestores públicos e representantes de comunidades rurais e tradicionais de todo país.

Com o tema “Agroecologia: convivência com os territórios brasileiros e justiça climática”, o congresso promoveu debates sobre segurança alimentar, políticas públicas, agricultura urbana, inovação tecnológica e enfrentamento às mudanças climáticas. A programação contou com painéis temáticos e apresentações para fortalecer a troca de experiências entre os participantes.

Representando a Sema, participaram a coordenadora de Educação Ambiental (EA), Esmilia Medeiros, e a assistente da coordenação de EA, Ana Cristina Jansen.

As servidoras participaram de painéis voltados à integração da agroecologia à educação ambiental, especialmente nas comunidades que vivem em unidades de conservação do Acre. Os conhecimentos adquiridos no congresso também irão subsidiar a revisão da Mochila do Educador Ambiental, material pedagógico utilizado pela equipe de educação ambiental em ações de sensibilização nas escolas e comunidades rurais.

Com o tema “Agroecologia: convivência com os territórios brasileiros e justiça climática”, o congresso reuniu mais de 5 mil participantes. Foto: cedida

“A presença da Sema no congresso reafirma nosso compromisso em disseminar técnicas e práticas sustentáveis como alternativas às queimadas e ao desmatamento, promovendo cadeias produtivas sustentáveis e fortalecendo políticas públicas voltadas à educação ambiental, à agroecologia e à conservação da biodiversidade”, destacou Esmilia Medeiros.

Na conferência, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciaram uma parceria para o financiamento da Rede de Pesquisadores em Agroecologia, com foco na implementação e monitoramento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). A iniciativa busca fortalecer os sistemas de produção, manipulação e processamento de produtos orgânicos e de base agroecológica em todo o país.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Inscrições do processo seletivo do Ieptec com vagas para profissional bolsista docente mensalista se encerram nesta quarta

Jamile Romano

Momentos de terror: muher atacada no Horto foi jogada desacordada em igarapé com alça de pochete no pescoço

Jamile Romano

Acre tem tempo instável e chuvas no segundo dia de 2025, diz Censipam

Jamile Romano

Polícia Civil prende homem em flagrante por violência doméstica em Rodrigues Alves

Redacao

Prefeito de Rio Branco nomeia médico Elíatian Nogueira como novo secretário de Saúde

Jamile Romano

MP-AC apura erosão no Mercado Velho e cobra informações sobre remoção de comerciantes do local

Jamile Romano