24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Secretaria de Segurança reforça combate à violência contra a mulher com Operação Shamar

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) realiza, desde o dia 12 de agosto, uma série de ações integradas da Operação Shamar em Cruzeiro do Sul, com atividades que seguem até o próximo dia 16. A operação ocorre de forma simultânea em diversos municípios do estado, com foco no enfrentamento à violência contra as mulheres.

A ação faz parte de um esforço nacional coordenado que, no Acre, mobiliza 33 profissionais da Segurança Pública atuando de maneira articulada entre as forças estaduais, no período de 4 a 30 de agosto de 2025. Em Cruzeiro do Sul, os trabalhos contam com o apoio da Delegacia Especializada de Atendimento à Proteção de Crianças e Adolescentes (DEMPCA), onde parte das atividades foram realizadas.

A segunda-tenente Luana Torres destacou a importância da iniciativa da Operação. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A segunda-tenente Luana Torres destacou a importância da iniciativa da Operação dizendo que é uma ação nacional integrada de combate à violência doméstica e ao feminicídio. “Nosso papel, enquanto secretaria, é coordenar o processo de alinhamento da operação, promovendo a integração entre as instituições, planejando as estratégias no âmbito estadual e garantindo a inserção dos dados operacionais na Plataforma Córtex, ferramenta que consolida as informações em todo o país. O objetivo principal é concentrar esforços em ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, mostrando que a violência contra a mulher não será tolerada. Esse trabalho conjunto fortalece a proteção às vítimas, a responsabilização dos agressores e reafirma o compromisso do Estado do Acre com a defesa da vida e dos direitos das mulheres”, destacou.

O envolvimento integrado das instituições estaduais e o apoio das comunidades locais são essenciais para o sucesso da operação e para a proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o Acre.

Agente de polícia Jeferson Veríssimo atua na DEMPCA de Cruzeiro do Sul. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O agente de polícia Jeferson Veríssimo, que atua na DEMPCA de Cruzeiro do Sul, enfatizou o impacto positivo que a operação traz para o município, destacando que também traz bastante retorno pra sociedade. “A gente aguarda todos os anos com muita expectativa, porque é quando a população passa a conhecer mais o que fazemos aqui e percebe a seriedade com que lidamos com os casos de violência. Só de medidas protetivas, atendemos em média 20 mulheres por mês. E com as campanhas, como essa da Shamar, as mulheres ganham coragem de denunciar”, disse.

A ação faz parte de um esforço nacional coordenado que, no Acre, mobiliza 33 profissionais da Segurança Pública. Foto: Dharcules Pinheiro/Sejusp

Reforço em todo o estado

Foram mobilizados 30 policiais militares para reforçar as ações nos municípios participantes, atuando em cidades como Senador Guiomard, Capixaba, Manoel Urbano, Feijó, Mâncio Lima, Xapuri, Tarauacá, Rodrigues Alves e Plácido de Castro.

Além das atividades de fiscalização e aplicação de medidas protetivas, a operação também envolve ações de inteligência, patrulhamento preventivo, palestras e rodas de conversa com foco em prevenção e conscientização da população.

A expectativa é de que, até o fim do mês, centenas de mulheres sejam alcançadas com atendimento especializado, ações educativas e encaminhamentos legais que reforcem seus direitos e garantam mais segurança em seus lares e comunidades.

 

[AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Flaviano Melo apresenta melhoras em quadro clínico mas segue em tratamento no Hospital Albert Einstein em SP

Jamile Romano

MP-AC denuncia policial civil e comparsa por homicídio e tentativa de homicídio em Feijó

Jamile Romano

Acre reforça compromisso com o Código Florestal em painel na COP30

Raimundo Souza

Começam nesta segunda-feira (18) as inscrições para vagas no Colégio de Aplicação

Raimundo Souza

Mais de 80 mulheres são certificadas como microempreendedoras pelo governo do Estado e Ifac

Jamile Romano

Governo decreta situação de emergência em Rio Branco e Feijó, em decorrência de áreas afetadas por erosão fluvial

Jamile Romano