25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos investe em ações transformadoras para a população em vulnerabilidade

Em 2024, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) do Acre destacou-se por suas ações transformadoras voltadas à população em situação de vulnerabilidade social. As iniciativas abrangeram diversas faixas etárias e necessidades, atendendo jovens, crianças, adultos e idosos, bem como pessoas que necessitam de alimentação, moradia, roupas, brinquedos, lazer, educação, saúde e benefícios sociais, entre outros itens.

O governo do Acre, por meio da SEASDH, tem ampliado cada vez mais seu investimento em ações sociais, buscando alcançar toda a sociedade. A vice-governadora e titular da pasta, Mailza Assis, enfatiza: “Essas iniciativas, somadas à implementação de novos projetos, refletem o compromisso do governo estadual, sob a liderança do governador Gladson Cameli, em promover inclusão, dignidade e qualidade de vida para todos os acreanos”.

A área de Direitos Humanos da SEASDH abrange políticas públicas voltadas para a proteção de idosos, crianças e adolescentes, além de ações em prol da igualdade racial, do combate ao racismo, do apoio a migrantes, apátridas e refugiados, do enfrentamento ao trabalho escravo e do fortalecimento da inclusão de pessoas com deficiência. A pasta também oferece atendimento por meio do Centro de Referência em Direitos Humanos e serviços de registro civil à população.

No campo da assistência social, o foco está no atendimento humanizado, com ações voltadas ao contato direto com a população. Entre os serviços prestados estão o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família/Cadastro Único, Programa Criança Feliz, Políticas para Indígenas e acolhimento a vítimas de violência, além de diversas outras ações de suporte social.

“O ano de 2024 foi um marco para a SEASDH. Captamos cerca de 46 milhões de reais para programas e serviços, firmamos convênios para obras de infraestrutura social e lançamos o Programa de Atenção Integral ao Idoso. Além disso, anunciamos a revitalização do Lar Vicentino, com um investimento de R$ 2,4 milhões para garantir mais conforto e dignidade aos moradores”, destaca Mailza Assis.

A SEASDH também oferece apoio contínuo aos municípios, auxiliando na execução de ações do governo federal e estadual, consolidando uma rede de suporte para toda a população.

Políticas para os idosos

Em 2024, a população idosa foi uma das grandes prioridades da SEASDH, com diversas ações voltadas para o bem-estar e a inclusão dessa faixa etária. Entre os destaques, esteve o Café da Manhã com os Idosos, realizado no Mercado da Semsur, no bairro Sobral, em Rio Branco. O evento, promovido em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e a Santa Casa da Amazônia, ofereceu uma série de serviços, como verificação de pressão arterial, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites A, B, C e D, além de consultas com clínicos gerais. Também houve música e muita diversão.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Delas Summit 2024: Comitiva acreana participa de maior evento de empreendedorismo feminino do sul do Brasil

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli decreta ponto facultativo nesta quinta

Jamile Romano

Atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Acre durante cheia histórica é destaque em painel na COP29

Raimundo Souza

Estado do Acre registra mais de 3 mil mortes violentas em uma década, aponta MP

Jamile Romano

Acre participa de encontro nacional do Programa Fomento Rural

Marcio Nunes

Socorro Neri defende aprovação do novo PNE para o próximo decênio

Marcio Nunes