23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Secretaria da Mulher sedia 1º encontro do Comitê de Apuração do Orçamento Sensível ao Gênero

Publicado em 27/03/2024

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) sediou, na manhã desta quarta-feira, 27, em Rio Branco, a primeira reunião do Comitê de Apuração do Orçamento Sensível ao Gênero (Cosg), responsável pelo levantamento, no orçamento público, de ações e despesas destinadas à promoção, proteção e defesa da igualdade de gênero em diversas áreas de políticas públicas e programas de governo.

O Orçamento Sensível ao Gênero (OSG), disposto na Lei nº 4.168/2023, tem por objetivo promover a igualdade de gênero, a inclusão social e a redução das desigualdades sociais na distribuição de recursos públicos no âmbito estadual. Trata-se de um projeto pioneiro do Brasil, tornando-se uma importante ferramenta de mudança social em vigor no Estado.

De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, a primeira reunião – que contou com os principais atores do comitê – visou apresentar a implementação e a estrutura do OSG, também a transversalidade na aplicação em todas as áreas e programas de governo, bem como o detalhamento das ações direcionadas ao OSG nas leis orçamentárias.

“Iniciamos, hoje, o trabalho referente ao Cosg, que visa adequar o Estado às melhores maneiras de alocar recursos públicos. Pudemos ter uma primeira discussão e verificar quais ações são necessárias, além de reiterarmos o modo como ocorrerão as reuniões, que serão bimestrais”, explicou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Procuradoria-Geral do Estado lança mais uma edição do seu informativo semestral digital

Jamile Romano

Rio Branco suspende credenciamento para construção de 544 moradias populares

Kevin Souza

Espetáculo Lugar da Chuva, que propõe uma reflexão poética sobre a Amazônia, se apresenta em Rio Branco

Jamile Romano

Ação conjunta reforça fiscalização em postos de combustíveis da capital

Marcio Nunes

Joabe Lira propõe reduzir idade mínima da gratuidade no transporte coletivo para 60 anos em Rio Branco

Kevin Souza

Fórum “Agricultura em Debate: Por que plantar cacau” reúne cerca de 250 participantes

Jamile Romano