25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Secretaria da Mulher sedia 1º encontro do Comitê de Apuração do Orçamento Sensível ao Gênero

A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) sediou, na manhã desta quarta-feira, 27, em Rio Branco, a primeira reunião do Comitê de Apuração do Orçamento Sensível ao Gênero (Cosg), responsável pelo levantamento, no orçamento público, de ações e despesas destinadas à promoção, proteção e defesa da igualdade de gênero em diversas áreas de políticas públicas e programas de governo.

O Orçamento Sensível ao Gênero (OSG), disposto na Lei nº 4.168/2023, tem por objetivo promover a igualdade de gênero, a inclusão social e a redução das desigualdades sociais na distribuição de recursos públicos no âmbito estadual. Trata-se de um projeto pioneiro do Brasil, tornando-se uma importante ferramenta de mudança social em vigor no Estado.

De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, a primeira reunião – que contou com os principais atores do comitê – visou apresentar a implementação e a estrutura do OSG, também a transversalidade na aplicação em todas as áreas e programas de governo, bem como o detalhamento das ações direcionadas ao OSG nas leis orçamentárias.

“Iniciamos, hoje, o trabalho referente ao Cosg, que visa adequar o Estado às melhores maneiras de alocar recursos públicos. Pudemos ter uma primeira discussão e verificar quais ações são necessárias, além de reiterarmos o modo como ocorrerão as reuniões, que serão bimestrais”, explicou.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Pai de jovem morto na ExpoAcre desabafa durante julgamento: “Não é fácil encarar quem tirou a vida do meu filho”

Kevin Souza

Bocalom recebe visita institucional de representantes do Programa Calha Norte

Marcio Nunes

Governo anuncia data das inscrições e da Corrida do Servidor em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Redacao

Controladoria-Geral do Estado lança Guia de Transparência Ativa para fortalecer o acesso à informação

Marcio Nunes

Maternidade no interior do AC proíbe visitas por causa de síndromes gripais; estado vive emergência

Jamile Romano

Governador Gladson Camelí prestigia celebração dos 15 anos do Instituto Federal do Acre

Raimundo Souza