26.3 C
Rio Branco
terça-feira, 6 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Secretaria da Mulher lança cartilha Não se Cale, de combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

Atualizada em 06/05/2025 17:10
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), lançou nesta terça-feira, 6, a cartilha “Não se Cale: combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho”, com o objetivo de conscientizar servidores públicos, gestores e a sociedade em geral sobre comportamentos abusivos no contexto profissional. O evento foi realizado na sede da Semulher, em Rio Branco.

A ação faz parte do programa Não se Cale, instituído pelo governo do Acre por meio do Decreto nº 11.539, a iniciativa busca prevenir e enfrentar a violência contra a mulher no ambiente laboral. A publicação do decreto oficializou o programa desenvolvido pela Semulher desde maio de 2023.

“A Semulher já desenvolve esse trabalho há dois anos, com palestras nos espaços públicos e privados, não só aqui em Rio Branco como no interior do estado. A partir de então, percebemos como é importante dar continuidade e realizar mais uma ação, que seja permanente e possa informar o que configura assédio e onde denunciar, além de colocar a Semulher à disposição para atendimento psicológico às vítimas”, ressaltou a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa.

Segundo a gestora, o material já disponibilizado em versão digital no site da Semulher será distribuído nos órgãos públicos estaduais e também em empresas privadas. “O combate ao assédio é uma responsabilidade coletiva. Garantir ambientes respeitosos é também uma forma de promover justiça social e igualdade de gênero”, completou.

A cartilha apresenta conceitos, exemplos de situações para tipificar o crime de assédio moral e sexual, orientações legais e os canais disponíveis para denúncia e acolhimento.

“Para mim é uma alegria estar aqui a convite da Secretaria da Mulher e da secretária Márdhia. Enquanto organização, Sitoakore [Organização dos Povos Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia], nos sentimos honrados em participar de uma iniciativa com um tema tão importante. Quando uma mulher é vítima, todas nós sentimos. Então essa ação do governo e da Semulher, essa cartilha amplia o debate com assuntos muito cruciais. Isso traz benefícios tanto para mulheres indígenas quanto para mulheres não indígenas”, disse a representante da Sitoakore e liderança indígena, Xiú Shanenawa.
“Representando o Ministério Público, é uma honra muito grande participar desse evento e eu gostaria de parabenizar a Secretaria da Mulher por essa importante iniciativa, o lançamento dessa cartilha de combate ao assédio moral e sexual no trabalho. No meio do ambiente de trabalho existem muitas práticas abusivas, principalmente para públicos vulneráveis como mulheres, pessoas indígenas, negras e LGBTQIAP+. Por isso a importância do lançamento dessa cartilha, para combater essa chaga que atenta contra a dignidade das pessoas”, destacou a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais do Ministério Público do Acre, Rita de Cássia Nogueira.
[Assessoria]

Artigos Relacionados

Operação Sine Ignis (Sem fogo) fortalece combate a queimadas e desmatamento ilegal

Raimundo Souza

A grande quantidade de carros movimenta policiais para disciplinar o trânsito no Morada da Paz

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco lança luzes de Natal neste sábado com concurso de decoração

Jamile Romano

Acre cria selo para reconhecer empresas que incentivam a doação de sangue

Jamile Romano

Mercado segurador do Acre pagou cerca de R$26,1 milhões em indenizações no primeiro trimestre do ano

Marcio Nunes

Vai começar a festa: Governo do Acre e Sebrae lançam oficialmente a Expoacre 2024

Marcio Nunes