25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

”Se não tem pão, que comam brioches”: Roberto Duarte compara Lula a Maria Antonieta por fala sobre inflação

O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos-AC) usou a tribuna da Câmara dos Deputados para criticar duramente a postura do presidente Lula diante da crescente inflação dos alimentos, que tem impactado de forma severa a vida dos brasileiros.

Em seu pronunciamento, Duarte classificou como “prepotente e anacrônica” a declaração de Lula, que sugeriu que a população simplesmente não compre produtos caros para driblar a alta de preços.

A declaração do presidente, que gerou grande repercussão, foi comparada pelo parlamentar à célebre frase “Se não tem pão, que comam brioches”, atribuída à rainha francesa Maria Antonieta.

Segundo Duarte, a postura de Lula revela distanciamento da realidade vivida pelo povo brasileiro, que enfrenta dificuldades diárias para comprar itens essenciais como arroz, feijão, café, leite e carne.

A inflação dos alimentos fechou 2024 em 7,69%, bem acima do índice geral de 4,83%, medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Produtos essenciais sofreram aumentos expressivos, como o café (39,6%), óleo de soja (29,2%), carne (20,8%) e leite longa vida (18,8%). Em janeiro de 2025, a tendência de alta continuou, com o grupo de alimentação e bebidas liderando os aumentos.

“A solução do presidente para a crise é simplesmente dizer ao povo que não compre. Isso é um insulto a quem trabalha duro para colocar comida na mesa e se vê, dia após dia, com menos poder de compra”, afirmou Duarte.

Para o parlamentar, as medidas adotadas por Lula são ineficazes e prejudicam ainda mais o mercado. Ele criticou a insistência da equipe econômica do governo em aumentar a taxação sobre exportações, o que, segundo o deputado, desestimularia a produção e prejudicaria a balança comercial do país.

Em vez disso, Duarte defende a ampliação do crédito para produtores rurais e um controle mais eficiente das tarifas de importação para garantir a competitividade da agricultura nacional.

“O governo Lula demoniza o agronegócio e aposta em soluções intervencionistas que só agravam a situação. O Brasil precisa de medidas concretas e urgentes para conter essa escalada de preços, mas o que temos é um presidente que menospreza a dificuldade do povo e um ministro da Fazenda claramente inapto para o cargo”, reforçou.

Roberto Duarte concluiu o discurso alertando que, assim como Maria Antonieta ignorou o sofrimento do povo francês, Lula também pode estar pavimentando seu caminho para a rejeição popular, e foi enfático: “A população tem fome e tem pressa”.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo avança na concretagem das aduelas da Ponte da Sibéria em Xapuri

Marcio Nunes

Polícia Militar encerra programação de comemoração com 8ª edição da Corrida Tiradentes neste domingo

Jamile Romano

MPAC ajuíza ação para garantir transparência de dados ambientais no Acre

Jamile Romano

Sejusp desenvolve ferramenta tecnológica que facilita acesso as informações da segurança pública

Marcio Nunes

Ex-oficial da PM é condenado a 8 anos de prisão por homicídio de adolescente no conjunto Canaã

Jamile Romano

Governo do Acre institui comissão organizadora para sediar reunião anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores

Jamile Romano