35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saúde Itinerante reforça presença do Estado em Feijó e Tarauacá

Publicado em 16/06/2025

Com o compromisso de garantir que serviços de saúde cheguem a quem mais precisa, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou mais uma etapa do Programa Saúde Itinerante, nesta sexta-feira e sábado, 13 e 14. A ação levou atendimentos especializados a Tarauacá, Feijó e a comunidades indígenas, superando desafios logísticos para atender populações que vivem em áreas de difícil acesso.

Ciente da longa distância até a capital e da dificuldade de deslocamento, tanto das equipes quanto dos pacientes, a Sesacre mobilizou todos os esforços para viabilizar a ação: dois aviões foram fretados exclusivamente para levar profissionais de saúde e insumos, assegurando que centenas de pessoas recebessem atendimento especializado perto de casa.

A regionalização da saúde, política prioritária da gestão estadual, garante que a população não precise enfrentar longas viagens para ter acesso a exames e consultas. A diretriz tem fortalecido a rede pública em todas as regionais do estado, com ações como o Saúde Itinerante, que leva especialidades a cidades que não possuam esse atendimento.

“A ideia inicial era uma ação itinerante, uma ação de mutirão, que visava dar vazão às filas, mas, ao longo do tempo e por determinação do governador Gladson Camelí, nós transformamos em um plano de governo. Essa ação irá funcionar até o último dia de governo, e esperamos que, por ser uma ação de sucesso e que acrescenta bons resultados, continue nos próximos anos, independente de gestão”, contextualiza o secretário de Saúde, Pedro Pascoal.

Em Tarauacá, na Escola Municipal Valdina Torquato, cerca de cem crianças receberam atendimento de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de neuropediatria, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, odontologia e serviço social. Já em Feijó, os atendimentos foram efetuados na Escola de Ensino Médio José Gurgel Rabelo, contemplando consultas em ginecologia, obstetrícia e ortopedia — especialidade que, pela primeira vez, foi disponibilizada no Saúde Itinerante.

“Estamos trazendo esses atendimentos, de suma importância para a comunidade de Tarauacá e Feijó, visto que muitos pacientes não têm condições e nem disponibilidade de ir até Rio Branco receber atendimento médico especializado. Por isso, trazemos uma equipe de multiprofissionais, para que sejam atendidos aqui mesmo”, explica a pediatra Kelly Bestene.

Um dos maiores desafios foi garantir que pacientes de aldeias distantes pudessem chegar até os pontos de atendimento. A seca severa dos rios tornou a viagem ainda mais longa e cansativa. “A nossa maior dificuldade é trazer esses pacientes até o local de atendimento, porque o rio está muito seco e isso prolonga muito o trajeto. O Município de Tarauacá teve a sensibilidade de oferecer alimentação e água para as crianças, o que fez toda a diferença”, destaca a enfermeira Selma Macedo.

A representante comercial Antônia Francilene também comemorou a comodidade de ter acesso a médicos perto de casa. “Nós sempre precisamos nos deslocar para outros municípios em busca de atendimento médico. Vamos para Cruzeiro do Sul ou Rio Branco. Mas quando a saúde vem até nós, ficamos felizes, porque estamos sendo cuidados em casa, e a maioria das pessoas prefere receber esse atendimento aqui”, destaca.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ministério da Saúde vai investir R$ 1,2 milhão em ações de saúde bucal nas escolas do Acre

Jamile Romano

Deracre vistoria obras de pavimentação do Ramal dos Paulistas em Porto Acre

Jamile Romano

Aldeia Puyanawa celebra o Dia dos Povos Indígenas mostrando a sua cultura ancestral

Raimundo Souza

Acre fecha junho com mais de 900 vaga de empregos formais e vai para o quinto mês seguido de saldo positivo

Jamile Romano

Estiagem : prefeito de Rio Branco declara situação de emergência

Jamile Romano

Governo do Acre promove evento sobre uso de inteligência artificial na gestão pública

Marcio Nunes