30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saúde Itinerante Especializado leva ações para população indígena em Feijó

Atualizada em 02/06/2024 10:39

Buscando fortalecer o atendimento médico especializado e descentralizar ações de saúde em todo o estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), tem realizado mutirões de consultas nas localidades mais remotas do território.

Saúde Itinerante Especializado voltado à população indígena, no município de Feijó. Foto: Cedida

Para prover às comunidades indígenas uma estrutura completa com médicos especialistas, exames e outros procedimentos, foi realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho a quarta edição do Saúde Itinerante Especializado voltado à população indígena, no município de Feijó.

Atendimentos foram realizados na escola municipal Eiraldo Carneiro de França. Foto: Cedida

Os atendimentos foram realizados na escola municipal Eiraldo Carneiro de França, em parceria com a Prefeitura de Feijó, a Secretaria Municipal de Saúde, a direção do Hospital Geral de Feijó e a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Juruá.

“Espero que este projeto continue, pois é essencial para as pessoas que precisam de assistência médica”, falou Daniel Shanenawa. Foto: Cedida

Daniel Shanenawa, da aldeia Shanenawa, falou da importância desses atendimentos: “Vim para o atendimento no itinerante de saúde indígena. Fiz a coleta de hemograma e o teste rápido. Fui encaminhado para o especialista para analisar meus exames e estou satisfeito e espero que este projeto continue, pois é essencial para as pessoas que precisam de assistência médica.”

Foram oferecidos vários serviços de saúde e exames especializados. Foto: Cedida

Foram oferecidos serviços de consultas especializadas em infectologia, pediatria, ginecologia e clínica geral, além de serviços de enfermagem, odontologia, exames laboratoriais, testes rápidos para HIV, hepatites virais e sífilis, vacinas e exames de apoio diagnóstico como ultrassonografia, colposcopia e preventivo do câncer do colo uterino.

Foram atendidas cerca de 400 pessoas das etnias Madijá, Huni Kuin (Kaxinawá), Shanenawa e Ashaninka. Foto: Cedida

Foram atendidas cerca de 400 pessoas das etnias Madijá, Huni Kuin (Kaxinawá), Shanenawa e Ashaninka, que aguardavam em fila de espera no sistema de regulação SISREG. As atividades foram realizadas respeitando as particularidades e necessidades dos povos tradicionais da floresta, garantindo um acolhimento adequado e humanizado. No total foram realizados 1.021 atendimentos.

“A nossa missão é garantir que os povos indígenas tenham acesso aos mesmos serviços de saúde especializados que a população urbana”, destacou Rosemary Ruiz. Foto: Cedida

“A nossa missão é garantir que os povos indígenas tenham acesso aos mesmos serviços de saúde especializados que a população urbana, respeitando suas especificidades culturais e de saúde,” destacou a chefe da Divisão Itinerante Especializada, Rosemary Vânia Ruiz.

“Com o Saúde Itinerante, conseguimos levar atendimento de alta complexidade para locais onde a população teria muita dificuldade em acessar”, enfatizou Pedro Pascoal. Foto: Cedida

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, enfatizou a importância da ação: “Com o Saúde Itinerante, conseguimos levar atendimento de alta complexidade para locais onde a população teria muita dificuldade em acessar, fortalecendo o sistema de saúde e promovendo equidade.”

Estiveram presentes o coordenador do DSEI Alto Rio Juruá, Isaac da Silva Piyãnco, o prefeito de Feijó, Kiefer Cavalcante.

Ações do Saúde Itinerante Especializado são fruto de uma colaboração estreita entre diferentes níveis de governo e entidades. Foto: Cedida

As ações do Saúde Itinerante Especializado são fruto de uma colaboração estreita entre diferentes níveis de governo e entidades, demonstrando que a união de esforços pode proporcionar melhorias significativas na qualidade de vida das comunidades indígenas. O governo do Acre continua comprometido em expandir essas iniciativas, buscando sempre aprimorar e descentralizar o atendimento de saúde em todo o estado.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Com apoio do Estado, Tarauacá realiza pela primeira vez análise local para detecção de hanseníase, acelerando diagnósticos e tratamento

Raimundo Souza

Acre recebe 78 mil doses para vacinação de alunos em escolas públicas

Jamile Romano

MPF requer na Justiça com ação para obrigar funcionamento do Conselho Penitenciário do Acre

Jamile Romano

Governo do Acre estabelece concessão de bolsa de instrutoria e formação eventual

Jamile Romano

Sisu 2024, único do ano, abrirá inscrições em 22 de janeiro; veja cronograma

Jamile Romano

Hoje (2) Celebração do dia de finados no Cemitério Morada da Paz

Raimundo Souza