30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saúde Estadual de Saúde intensifica ações para combater a dengue com foco na prevenção e monitoramento

Atualizada em 01/11/2024 16:21

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), nesta sexta-feira, 1º, intensificou ações de monitoramento, em conjunto com os municípios, para coordenar e implementar medidas preventivas contra a dengue. Com o aumento de casos registrados antes mesmo do início da temporada de chuvas, o governo busca fortalecer o trabalho local, promovendo alertas e orientações à população.

Na reunião com o Ministério da Saúde foi apresentado o plano de ação para a redução da dengue e outras arboviroses para a Região Norte. O plano foi detalhado pelo Secretário Adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, o médico tropicalista Rivaldo Venâncio da Cunha, da Fiocruz. A parceria entre os níveis estadual e federal reforça o compromisso de adotar as melhores práticas e tecnologias no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Júnior Pinheiro, chefe da Vigilância Ambiental da Sesacre, explicou que o período de estiagem levou muitos moradores a acumularem água em reservatórios, condição propícia para a procriação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

“Muitas pessoas acumularam água por conta do período de estiagem. Então, notamos um aumento de casos já mesmo nesse período que antecedeu as chuvas. Agora, estamos intensificando as ações junto aos municípios”, afirmou Pinheiro. Ele destacou que as prefeituras são responsáveis pela execução das ações em campo, enquanto o Estado assume um papel de avaliação e atendimento de casos mais complexos.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Railson o Delegado mantém a vantagem e é eleito com 49,99% dos votos em Feijó.

Raimundo Souza

Após mais de 10 dias, operação de limpeza do Rio Acre recolhe mais de 600 toneladas de lixo

Jamile Romano

Governo e MP realizam ação para emissão de Carteira Estadual da Pessoa com TEA

Jamile Romano

Enchente atinge mais de 120 mil pessoas no Acre e já é considerada, proporcionalmente, o maior desastre ambiental do estado

Jamile Romano

Acre deve ter chuvas a tarde e a noite nesta quarta-feira (2), diz Censipam

Jamile Romano

Procon divulga Cadastro e Reclamações Fundamentadas com ranking de empresas que obtiveram o maior número de queixas durante o ano de 2024

Raimundo Souza