24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saúde do Estado e do Município somam esforços para ampliar acesso a planejamento familiar em Rio Branco

Com o objetivo de garantir mais agilidade, ampliar o acesso e fortalecer o acolhimento às demandas da população, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, promoveu uma mudança significativa no fluxo de atendimento para os procedimentos de laqueadura e vasectomia, no âmbito do planejamento familiar.

Até maio, a Policlínica Tucumã era referência para esse tipo de atendimento. No entanto, desde o início de junho, os interessados em iniciar o processo para a realização de laqueadura ou vasectomia devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A mudança busca fortalecer a atenção primária e descentralizar os serviços, tornando o atendimento mais próximo da população.

“Hoje o paciente vai procurar atendimento na UBS da sua regional, a mais próxima da sua casa, por lá ele inicia o processo, e é só posteriormente, quando estiver com todos os documentos e exames prontos, que ele é encaminhado para o Estado, para realizar o procedimento”, explica o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.

A mudança é resultado do alinhamento entre a Sesacre e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e segue diretrizes do Ministério da Saúde. “Isso, na verdade, é um fortalecimento do SUS. A política que vem do Ministério da Saúde preconiza que a prevenção deve ser feita lá na atenção primária. Então, esse alinhamento entre gestão estadual e gestão municipal mostra que nós temos como entregar mais e deixar a saúde mais perto dos nossos pacientes”, destaca o secretário estadual.

A descentralização também visa reduzir o tempo de espera por esses procedimentos. “Com essa parceria nós ampliamos a capacidade de acesso da população aos procedimentos de laqueadura e vasectomia, e também ganhamos agilidade, melhorando a capacidade de resposta tanto da saúde municipal quanto estadual”, afirma o secretário municipal de Saúde, Renan Biths.

Com a reorganização, os atendimentos nas 48 unidades de Saúde da Família de Rio Branco passam a ser a porta de entrada para o serviço. A proposta é iniciar o processo por meio da orientação e conscientização dos pacientes, garantindo que eles compreendam os métodos disponíveis e as etapas necessárias para a realização do procedimento.

“Importante frisar que aqueles pacientes que ainda aguardam pelo chamamento precisam resgatar o documento lá na Policlínica do Tucumã e dar o encaminhamento conforme as orientações que serão passadas lá na unidade”, acrescenta Pascoal.

O planejamento familiar é um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento dos direitos sexuais e reprodutivos, oferecendo informações, métodos contraceptivos e assistência clínica para mulheres e homens. O objetivo é garantir que cada cidadão possa exercer seu direito de escolha quanto a ter filhos ou não, de forma responsável, segura e autônoma.

“Hoje existe uma fila de espera para os dois procedimentos, mas a partir dessa soma de esforços entre governo e prefeitura, nós temos convicção que daremos uma vazão mais rápida, e com isso, vamos zerar os procedimentos que estão represados”, reforça Biths.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Operação Sete de Ouros: PF investiga empresários da noite no Acre

Jamile Romano

EM ALERTA MAXÍMO: Rios do Acre apresentam sinais de vazante e Defesa Civil monitora

Marcio Nunes

Motorista bêbado que atropelou e matou mãe e filho em parada de ônibus no AC segue foragido após 3 meses

Jamile Romano

MPAC participa de reunião sobre segurança nas Eleições 2024

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza Assis é homenageada com o título de Mulher Destaque 2025

Raimundo Souza

Acre tem mais de 95 mil hectares de área plantada, chegando a 738,9 milhões de valor da produção

Jamile Romano