23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Saúde do Estado e do Município somam esforços para ampliar acesso a planejamento familiar em Rio Branco

Publicado em 17/06/2025

Com o objetivo de garantir mais agilidade, ampliar o acesso e fortalecer o acolhimento às demandas da população, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, promoveu uma mudança significativa no fluxo de atendimento para os procedimentos de laqueadura e vasectomia, no âmbito do planejamento familiar.

Até maio, a Policlínica Tucumã era referência para esse tipo de atendimento. No entanto, desde o início de junho, os interessados em iniciar o processo para a realização de laqueadura ou vasectomia devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A mudança busca fortalecer a atenção primária e descentralizar os serviços, tornando o atendimento mais próximo da população.

“Hoje o paciente vai procurar atendimento na UBS da sua regional, a mais próxima da sua casa, por lá ele inicia o processo, e é só posteriormente, quando estiver com todos os documentos e exames prontos, que ele é encaminhado para o Estado, para realizar o procedimento”, explica o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.

A mudança é resultado do alinhamento entre a Sesacre e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e segue diretrizes do Ministério da Saúde. “Isso, na verdade, é um fortalecimento do SUS. A política que vem do Ministério da Saúde preconiza que a prevenção deve ser feita lá na atenção primária. Então, esse alinhamento entre gestão estadual e gestão municipal mostra que nós temos como entregar mais e deixar a saúde mais perto dos nossos pacientes”, destaca o secretário estadual.

A descentralização também visa reduzir o tempo de espera por esses procedimentos. “Com essa parceria nós ampliamos a capacidade de acesso da população aos procedimentos de laqueadura e vasectomia, e também ganhamos agilidade, melhorando a capacidade de resposta tanto da saúde municipal quanto estadual”, afirma o secretário municipal de Saúde, Renan Biths.

Com a reorganização, os atendimentos nas 48 unidades de Saúde da Família de Rio Branco passam a ser a porta de entrada para o serviço. A proposta é iniciar o processo por meio da orientação e conscientização dos pacientes, garantindo que eles compreendam os métodos disponíveis e as etapas necessárias para a realização do procedimento.

“Importante frisar que aqueles pacientes que ainda aguardam pelo chamamento precisam resgatar o documento lá na Policlínica do Tucumã e dar o encaminhamento conforme as orientações que serão passadas lá na unidade”, acrescenta Pascoal.

O planejamento familiar é um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento dos direitos sexuais e reprodutivos, oferecendo informações, métodos contraceptivos e assistência clínica para mulheres e homens. O objetivo é garantir que cada cidadão possa exercer seu direito de escolha quanto a ter filhos ou não, de forma responsável, segura e autônoma.

“Hoje existe uma fila de espera para os dois procedimentos, mas a partir dessa soma de esforços entre governo e prefeitura, nós temos convicção que daremos uma vazão mais rápida, e com isso, vamos zerar os procedimentos que estão represados”, reforça Biths.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com presença do governador Gladson Cameli, solenidade do Exército marca início da formação pioneira de oficiais no Acre

Jamile Romano

Justiça Suspende greve de médicos no Acre após pedido da Sesacre

Jamile Romano

Deracre trabalha em obras de estabilização na Rocha Viana e tapa-buraco no Parque Industrial e Jorge Lavocat

Marcio Nunes

Sena Madureira está entre cidades com emendas federais suspensas por suspeita de crime; caso será investigado pela PF

Kevin Souza

Minha Casa, Minha Vida vai atender mais de 10 mil brasileiros

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco lança projeto que padroniza e legaliza ambulantes da capital

Raimundo Souza