23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Saúde do Acre promove capacitação em urgências obstétricas para profissionais da Atenção Básica

Publicado em 13/11/2025

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária à Saúde (Daps), realizou nesta quarta-feira, 12, no auditório da Biblioteca Pública Adonay Barbosa, em Rio Branco, uma oficina de tutoria da Planificação da Atenção à Saúde, voltada a profissionais da Atenção Básica dos municípios que integram as regionais do Baixo Acre e Purus.

Oficina é voltada a profissionais da Atenção Básica dos municípios que integram as regionais do Baixo Acre e Purus. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A atividade tem como objetivo fortalecer o processo de organização dos serviços e aprimorar o trabalho das equipes de saúde, a partir de metodologias que promovem a integração entre a Atenção Primária e os demais níveis de atenção.

Durante a oficina, a gerente do Daps, Valéria Moraes, destacou que os municípios do Baixo Acre vêm priorizando o fortalecimento do atendimento às gestantes, a partir do modelo de atenção às condições crônicas.

Com base nas análises realizadas, foi destacada a importância de aprimorar os fluxos e protocolos para o atendimento a situações de urgência que possam ocorrer enquanto as gestantes aguardam nas unidades básicas de saúde. Para isso, a Sesacre firmou parceria com o projeto Alfa, Liga Acadêmica de Urgências Médicas, e com a Residência de Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal do Acre (Ufac), com o objetivo de qualificar os profissionais da Atenção Básica para o manejo de possíveis intercorrências.

Sesacre firmou parceria com o projeto Alfa, Liga Acadêmica de Urgências Médicas. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

“Na Sesacre, compreendemos nosso papel de apoiar tecnicamente as equipes e fortalecer a Planificação da Atenção à Saúde. Qualificar nossos profissionais é essencial para garantir um atendimento integrado entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada, assegurando um cuidado mais resolutivo e seguro para as gestantes e toda a população”, ressaltou Valéria Moraes.

A iniciativa faz parte das ações de qualificação contínua promovidas pela Sesacre, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Durante a oficina, os tutores e profissionais compartilharam experiências e estratégias voltadas à melhoria do cuidado, à gestão do território e ao acompanhamento das linhas de cuidado prioritárias no estado.

O Projeto Alfa, composto por acadêmicos da área da saúde e voltado à difusão de conhecimentos sobre primeiros socorros e atendimento de urgência, participou da oficina com uma atividade prática sobre suporte básico de vida, voltada à capacitação dos profissionais da Atenção Básica, para atuarem com segurança em situações de parada cardiorrespiratória e outras emergências.

Iniciativa faz parte das ações de qualificação contínua promovidas pela Sesacre. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

“Para nós é uma oportunidade valiosa compartilhar conhecimentos e contribuir com a formação dos profissionais de saúde de todo o estado. Esperamos que esse aprendizado tenha impacto direto tanto no atendimento à população quanto na rotina de quem atua nas unidades”, destacou Tiago Martins, integrante do projeto.

A enfermeira Cinthya Moura, que atua em Porto Acre, salientou a relevância da oficina para o fortalecimento da rede local de Atenção Básica, especialmente porque há municípios não dispõem de uma rede estruturada de urgência e emergência: “O conhecimento adquirido aqui certamente vai contribuir para aprimorar nossas práticas e garantir um cuidado mais eficaz à população.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Papa fará sua 1ª aparição pública após a internação neste domingo

Raimundo Souza

Governo apresenta programação da Expoacre à Federação do Comércio de Pando em evento oficial em Cobija

Jamile Romano

Bocalom recebe visita institucional de representantes do Programa Calha Norte

Marcio Nunes

Governo intensifica campanhas educativas para conscientizar população e reduzir acidentes de trânsito

Marcio Nunes

Jornalista da GloboNews diz não conhecer Gusttavo Lima e cantor rebate: “Eu sou o povo”; VÍDEO

Raimundo Souza

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima

Redacao