25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Saúde do Acre faz história com primeiro transplante de tecido ósseo realizado no estado

Publicado em 03/06/2025

O Acre deu um passo inédito e histórico na área da saúde pública nesta terça-feira, 3, ao realizar os primeiros transplante de tecido ósseo no estado. O procedimento, conduzido pela equipe da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), em Rio Branco, marca uma conquista pioneira não apenas para os acreanos, mas para toda a região Norte do país. Acompanhando de perto a realização do feito, o governador Gladson Camelí celebrou o avanço como mais uma demonstração do compromisso do Estado com a saúde pública de qualidade para seus cidadãos.

A cirurgia foi realizada com sucesso por uma equipe médica inteiramente acreana, com suporte técnico de uma equipe de referência vinda do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Rio de Janeiro, que veio acompanhar os três primeiros procedimentos feitos na Fundhacre. A primeira paciente beneficiada com o novo serviço já passou pela cirurgia e está em recuperação, e outros dois procedimentos foram iniciados já nesta terça-feira.

Diretamente, cerca de 30 profissionais estão envolvidos em cada cirurgia. Indiretamente, o número de envolvidos pode chegar a 300 pessoas, demonstrando a complexidade e o grau de articulação exigidos para viabilizar um serviço desse porte.

“Mais do que um avanço técnico, esse é um compromisso com as pessoas. Agora, o Acre passa a ser uma das referências nesse tipo de transplante. É uma vitória da saúde pública, é cuidar das pessoas e garantir que elas possam ser tratadas perto de casa, com dignidade e humanização”, afirmou o governador Gladson Camelí. “O paciente não precisa mais sair do seu estado para buscar tratamento em outra região. Isso reduz o sofrimento, acelera a recuperação e representa também economia para o Estado”, reforçou.

A presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, destacou o simbolismo do momento e a importância da conquista para a instituição. “Hoje estabelecemos mais um marco histórico na gestão do nosso governador Gladson Camelí. É mais uma modalidade de transplante que passa a ser ofertada aqui na Fundação. Com o suporte do Into, que veio acompanhar os primeiros procedimentos, damos início a uma nova etapa, que representa cuidado, proximidade e acolhimento para os nossos pacientes e suas famílias”, afirmou.

O Acre já realiza transplantes de fígado, rim e córnea, e agora passa a integrar o seleto grupo de estados habilitados a realizar também o transplante de tecido ósseo, consolidando-se como referência no cenário nacional. A nova modalidade amplia o alcance da Fundhacre como hospital transplantador de atuação regional, beneficiando inclusive pacientes de estados vizinhos, como o Amazonas.

“Não é só o paciente acreano que ganha com isso. O Acre assume a missão de cuidar também de pacientes de outros estados da federação, como foi o caso recente de um paciente vindo do Envira. Aqui, ele pôde receber o tratamento com todo o suporte necessário”, concluiu Steiner.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Dia da Amazônia: veja o que abre e o que fecha no Acre nesta sexta-feira (5)

Kevin Souza

Baixo nível do Rio Acre acende alerta sobre possível novo evento climático extremo em menos de 1 ano

Jamile Romano

Governo do estado se manifesta sobre morte de paciente no PS

Marcio Nunes

Ainda internado em uma unidade hospitalar em São Paulo, o ex-governador do Acre Flaviano Melo completa 75 anos

Raimundo Souza

Bandeiras do Acre confeccionadas no presídio feminino chamam a atenção da população no estande do Iapen na Expoacre

Raimundo Souza

Confira a agenda dos candidatos deste domingo, 15

Raimundo Souza