30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saúde do Acre enfatiza importância da vacina na prevenção contra covid-19

Atualizada em 30/01/2025 08:57

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), orienta a população nesta quarta-feira, 29, sobre a importância da vacinação e das medidas preventivas contra a covid-19, devido ao aumento significativo de casos de síndromes respiratórias nas últimas semanas.

De acordo com a técnica da Área de Monitoramento dos Vírus Respiratórios da Sesacre, Anub Martins, o aumento de casos começou no fim de dezembro e teve seu pico na última semana do mês de janeiro, com 1.113 casos registrados. “Precisamos enfatizar que a vacinação é a principal medida de prevenção, especialmente para grupos prioritários, como idosos e pessoas com comorbidades, que são os mais afetados pela doença”, destaca.

“A vacinação é a principal medida de prevenção”, destaca Anub Martins. Foto: Odair Leal/Sesacre

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, reforça o chamado à imunização, destacando que os casos mais graves de síndromes respiratórias foram registrados em pessoas que não haviam completado seu ciclo vacinal: “A vacina previne casos graves e mortes. Precisamos que a população compareça aos postos para se imunizar”.

Secretário Pedro Pascoal reforça chamado à imunização, destacando que casos mais graves de síndromes respiratórias foram registrados em pessoas que não haviam completado ciclo vacinal. Foto: Diego Gurgel/Secom

A Sesacre solicitou ao Ministério da Saúde um novo lote de vacinas. Segundo Renata Quiles, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, o Estado recebeu recentemente cinco mil doses para adultos e 1.600 para crianças. “Todos os meses recebemos esse lote, e é fundamental que a população busque a imunização para evitar complicações”, diz.

Coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles relata que Estado recebeu recentemente 5 mil doses para adultos e 1.600 para crianças. Foto: Odair Leal/Secom

Além do chamamento à vacinação, a Sesacre também relembra medidas individuais para conter a disseminação do vírus, como o uso de máscaras por pessoas sintomáticas, evitando ambientes fechados e com aglomeração. A Secretaria de Saúde também solicitou a ampliação do horário de atendimento em unidades de saúde dos municípios com maior incidência de casos, como Rio Branco.

Secretaria de Saúde também solicitou a ampliação do horário de atendimento em unidades de saúde dos municípios com maior incidência de casos. Foto: Ascom/Sesacre

A população acreana é orientada a manter o esquema vacinal atualizado e a procurar as unidades de saúde ao apresentar sintomas gripais, para evitar a propagação do vírus e proteger os grupos mais vulneráveis.

 

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Prefeituras de Feijó e Manoel Urbano inauguram suas Salas do Empreendedor em parceria com o Sebrae

Marcio Nunes

Até as 15h deste domingo, o transporte coletivo será gratuito em Rio Branco.

Raimundo Souza

Núcleo de Matemática oferta oficina de redação para os alunos da Escola Sebastião Pedrosa

Raimundo Souza

Governador vistoria obra da Ponte da Sibéria que deve ser entregue até o final do ano

Marcio Nunes

Inmet alerta para tempestades e chuvas intensas no Acre

Jamile Romano

Moraes autoriza X a voltar a operar no Brasil após rede cumprir exigências legais

Marcio Nunes