24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Saúde distribui novo tratamento contra o HIV em comprimido único

O Ministério da Saúde (MS) concluiu nesta terça-feira (9/1) a distribuição do primeiro lote de comprimidos únicos que condensam os antirretrovirais para tratar o HIV. O remédio combina dois medicamentos – o dolutegravir 50mg e a lamivudina 300mg – em uma única pílula.
Os especialistas da pasta esperam que o novo remédio aumente o conforto dos pacientes e que também consiga uma maior adesão ao tratamento, ajudando as pessoas a não se esquecerem de suas medicações.No total, foram disponibilizados 5,6 milhões de unidades do novo medicamento, em um primeiro lote. O montante deve atender a cerca de 180 mil pessoas. Este número, porém, não é o bastante para permitir que todos os pacientes migrem para a nova terapia.

Atualmente, o Brasil tem 1 milhão de pessoas vivendo com o HIV e 810 mil pessoas fazem o tratamento que exige a ingestão de cerca de 60 comprimidos por mês, um de cada droga. O tratamento do HIV é feito com a combinação de medicamentos para retardar a progressão da doença.Portanto, o MS anunciou que terão preferência para receber o tratamento novo os pacientes com:

Idade igual ou superior a 50 anos;
Regularidade em seu tratamento;
Carga viral menor que 50 cópias no último exame;
Terapia dupla iniciada até 30/11/2023.
O Ministério espera ampliar estes critérios em seis meses, ou seja, até julho. Antes de decidir pelo novo tratamento para todos, a pasta quer avaliar se a capacidade de produção do remédio atenderia a todos.

 

[Metrópoles]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

MEI e empregador doméstico têm até agosto para se cadastrar no DET; veja o que fazer

Jamile Romano

Bolsonaro e aliados fazem “esquenta” antes de manifestação na Paulista

Raimundo Souza

Associações fraudaram mortes para lavar dinheiro do INSS, aponta PF

Raimundo Souza

Personal trainer morre de infarto aos 31 anos após sentir mal-estar no estômago: ‘Levava uma vida extremamente saudável’

Jamile Romano

Jair Bolsonaro mostra rotina de recuperação no hospital

Raimundo Souza

Dino dá prazo até as 20h para Câmara esclarecer pagamento de emendas

Marcio Nunes