24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saúde capacita profissionais para promoção de hábitos saudáveis e prevenção do câncer

Com o compromisso de fortalecer as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) realiza, nesses dias 29 e 30 de abril, a Oficina de Capacitação de Multiplicadores para Promoção de Práticas Alimentares Saudáveis, Atividade Física e Prevenção de Câncer. A atividade ocorre de forma virtual e reúne profissionais da saúde dos 22 municípios acreanos.

O evento é promovido pelos núcleos de Alimentação e Nutrição (NAN) e do Programa Academia de Saúde (Nucpas), ambos da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps/Sesacre), em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde.

Presente no primeiro dia da oficina, a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Esterlinda Barbosa, avaliou a iniciativa como enriquecedora e necessária para o fortalecimento da rede: “Foi extremamente gratificante participar deste momento de fortalecimento do trabalho em equipe, incentivo e troca de experiências. A oficina proporcionou um ambiente participativo e acolhedor, com metodologias ativas que favoreceram o compartilhamento de saberes e a busca por soluções conjuntas. É um investimento essencial para aprimorar a atuação dos profissionais e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde ofertados à população,” destacou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer é uma doença que pode ser prevenida, especialmente por meio de mudanças no estilo de vida e controle dos fatores de risco. A estimativa é de 704 mil novos casos por ano no Brasil entre 2023 e 2025, sendo os mais frequentes os cânceres de mama, próstata, intestino e pulmão — desconsiderando os casos de pele não melanoma.

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesacre, Deltirene Cardoso, reforçou a importância da capacitação para os serviços de saúde: “Esta oficina é uma excelente oportunidade de qualificação dos profissionais que atuam na Atenção Primária em Saúde (APS). Agentes comunitários de saúde, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e outros profissionais são peças fundamentais na prevenção do câncer e de outras doenças crônicas. Nosso objetivo é capacitá-los para que sejam multiplicadores de boas práticas junto à população”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 30% e 50% dos casos de câncer podem ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis. Alimentação inadequada, sedentarismo, excesso de peso, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo são apontados como os principais fatores de risco não apenas para o câncer, mas também para outras DCNT.

Além dos profissionais da rede municipal e estadual, o evento conta com a participação de instituições de ensino superior e representantes da sociedade civil organizada, parceiros estratégicos na construção de ações integradas de promoção da saúde no estado.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com participação do Embaixador da França, Comunicação do Acre é destaque na COP30 em painel sobre Desinformação Climática

Redacao

Mais de 200 policiais farão parte do esquema de segurança do Réveillon da Família em Rio Branco

Marcio Nunes

Ifac lança editais do processo seletivo de cursos técnicos e superiores

Jamile Romano

BNDES realiza evento para pequenas empresas na FIEAC

Jamile Romano

Governo e Ministério da Justiça assinam protocolo de intenções para implementar programa de proteção a crianças e adolescentes no Acre

Jamile Romano

TSE recebe em média uma denúncia de propaganda irregular por minuto

Jamile Romano