25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saúde adota novo esquema vacinal contra a poliomielite no Acre

Atualizada em 11/11/2024 16:58

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), iniciou um novo protocolo vacinal contra a poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. Todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do estado passam a oferecer exclusivamente a vacina inativada poliomielite (VIP), que é aplicada com injeção. A mudança marca o fim da famosa “gotinha” da vacina oral bivalente (VOPb), substituindo-as por uma única dose da VIP, que é trivalente e oferece uma proteção mais completa, prevenindo contra os três tipos de poliovírus.

A decisão de adotar exclusivamente a VIP foi tomada pelo Ministério da Saúde, com base em novas evidências científicas que apontam maior eficácia do imunizante injetável. Até agora, o esquema vacinal contra poliomielite no Brasil era composto por três doses da VIP (aos 2, 4 e 6 meses de idade), complementadas com duas doses de reforço da vacina oral bivalente (VOPb), administradas aos 15 meses e aos 4 anos. Com a atualização, o reforço será agora realizado com uma única dose da VIP, aos 15 meses.

Segundo o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, a mudança representa um avanço para a saúde pública e para a proteção infantil no estado. “Essa atualização do esquema vacinal é uma medida estratégica para aumentar a proteção de nossas crianças contra a poliomielite. Com a adoção da vacina inativada, estamos alinhando o Acre com as melhores práticas de saúde pública mundial, garantindo uma cobertura vacinal mais segura e eficaz para nossa população”, afirma.

Novo calendário de vacinação

  • 2 meses: 1ª dose (VIP)
  • 4 meses: 2ª dose (VIP)
  • 6 meses: 3ª dose (VIP)
  • 15 meses: dose de reforço (VIP)

O Brasil está há 34 anos livre da poliomielite, graças ao sucesso das campanhas de vacinação em massa. O Ministério da Saúde tem como meta atingir 95% de cobertura vacinal em todo o país até o fim do ano e, atualmente, cerca de 38 mil UBSs em todo o Brasil oferecem a VIP. Em 2023, as coberturas vacinais de VIP e VOP no Brasil foram de 86,5% e 78,2%, respectivamente. No Acre, esses índices ficaram em 74,35% para a VIP e 60,34% para a VOP, indicando a necessidade de ampliar os esforços para alcançar a meta nacional.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Rio Branco sedia primeiro Encontro Intersetorial da Rede Nacional Primeira Infância no Acre

Marcio Nunes

Governo e Prefeitura unem forças para acolher famílias atingidas pela cheia em Tarauacá

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco realiza operação contra dengue, com mais de 100 agentes nas ruas e ampliação no funcionamento das Uraps

Raimundo Souza

Feriado de carnaval: saiba o que abre e fecha durante os dias de festa no Estado

Jamile Romano

No Acre, treinamento prático intensivo para combate à febre aftosa prepara médicos veterinários de todo o Brasil

Jamile Romano

Ufac ajusta novamente o cronograma do Sisu 2025; prazos para resultado e matrícula são adiados

Jamile Romano