35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saúde adota novo esquema vacinal contra a poliomielite no Acre

Publicado em 11/11/2024

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), iniciou um novo protocolo vacinal contra a poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. Todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do estado passam a oferecer exclusivamente a vacina inativada poliomielite (VIP), que é aplicada com injeção. A mudança marca o fim da famosa “gotinha” da vacina oral bivalente (VOPb), substituindo-as por uma única dose da VIP, que é trivalente e oferece uma proteção mais completa, prevenindo contra os três tipos de poliovírus.

A decisão de adotar exclusivamente a VIP foi tomada pelo Ministério da Saúde, com base em novas evidências científicas que apontam maior eficácia do imunizante injetável. Até agora, o esquema vacinal contra poliomielite no Brasil era composto por três doses da VIP (aos 2, 4 e 6 meses de idade), complementadas com duas doses de reforço da vacina oral bivalente (VOPb), administradas aos 15 meses e aos 4 anos. Com a atualização, o reforço será agora realizado com uma única dose da VIP, aos 15 meses.

Segundo o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, a mudança representa um avanço para a saúde pública e para a proteção infantil no estado. “Essa atualização do esquema vacinal é uma medida estratégica para aumentar a proteção de nossas crianças contra a poliomielite. Com a adoção da vacina inativada, estamos alinhando o Acre com as melhores práticas de saúde pública mundial, garantindo uma cobertura vacinal mais segura e eficaz para nossa população”, afirma.

Novo calendário de vacinação

  • 2 meses: 1ª dose (VIP)
  • 4 meses: 2ª dose (VIP)
  • 6 meses: 3ª dose (VIP)
  • 15 meses: dose de reforço (VIP)

O Brasil está há 34 anos livre da poliomielite, graças ao sucesso das campanhas de vacinação em massa. O Ministério da Saúde tem como meta atingir 95% de cobertura vacinal em todo o país até o fim do ano e, atualmente, cerca de 38 mil UBSs em todo o Brasil oferecem a VIP. Em 2023, as coberturas vacinais de VIP e VOP no Brasil foram de 86,5% e 78,2%, respectivamente. No Acre, esses índices ficaram em 74,35% para a VIP e 60,34% para a VOP, indicando a necessidade de ampliar os esforços para alcançar a meta nacional.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Senador Petecão celebra novas moradias do programa Minha Casa Minha Vida no Acre

Marcio Nunes

Programas e incentivos na Educação contribuem para aumento na taxa de alfabetização no Acre

Raimundo Souza

Procon destaca a relevância da portabilidade de dívida do cartão de crédito para consumidores

Jamile Romano

Governo Federal reconhece situação de emergência em Rio Branco por causa da seca

Jamile Romano

Esjud realiza curso “Desafios para a Prevenção e Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes: Análise E Perspectivas”

Jamile Romano

Cheia do Rio Acre altera entregas dos Correios em Rio Branco

Marcio Nunes