26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saúde adota novo esquema vacinal contra a poliomielite no Acre

Publicado em 11/11/2024

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), iniciou um novo protocolo vacinal contra a poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. Todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do estado passam a oferecer exclusivamente a vacina inativada poliomielite (VIP), que é aplicada com injeção. A mudança marca o fim da famosa “gotinha” da vacina oral bivalente (VOPb), substituindo-as por uma única dose da VIP, que é trivalente e oferece uma proteção mais completa, prevenindo contra os três tipos de poliovírus.A decisão de adotar exclusivamente a VIP foi tomada pelo Ministério da Saúde, com base em novas evidências científicas que apontam maior eficácia do imunizante injetável. Até agora, o esquema vacinal contra poliomielite no Brasil era composto por três doses da VIP (aos 2, 4 e 6 meses de idade), complementadas com duas doses de reforço da vacina oral bivalente (VOPb), administradas aos 15 meses e aos 4 anos. Com a atualização, o reforço será agora realizado com uma única dose da VIP, aos 15 meses.

Segundo o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, a mudança representa um avanço para a saúde pública e para a proteção infantil no estado. “Essa atualização do esquema vacinal é uma medida estratégica para aumentar a proteção de nossas crianças contra a poliomielite. Com a adoção da vacina inativada, estamos alinhando o Acre com as melhores práticas de saúde pública mundial, garantindo uma cobertura vacinal mais segura e eficaz para nossa população”, afirma.

Novo calendário de vacinação

  • 2 meses: 1ª dose (VIP)
  • 4 meses: 2ª dose (VIP)
  • 6 meses: 3ª dose (VIP)
  • 15 meses: dose de reforço (VIP)

O Brasil está há 34 anos livre da poliomielite, graças ao sucesso das campanhas de vacinação em massa. O Ministério da Saúde tem como meta atingir 95% de cobertura vacinal em todo o país até o fim do ano e, atualmente, cerca de 38 mil UBSs em todo o Brasil oferecem a VIP. Em 2023, as coberturas vacinais de VIP e VOP no Brasil foram de 86,5% e 78,2%, respectivamente. No Acre, esses índices ficaram em 74,35% para a VIP e 60,34% para a VOP, indicando a necessidade de ampliar os esforços para alcançar a meta nacional.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles, ressaltou o compromisso do Estado em aumentar a adesão à vacinação e proteger a população infantil. “Nosso objetivo é garantir que nenhuma criança fique desprotegida. Estamos intensificando campanhas e parcerias, para alcançar a meta de 95% de cobertura vacinal no Acre, e acreditamos que a vacina inativada trará mais segurança e eficácia na prevenção da poliomielite”, destacou.

Apesar da mudança, o emblemático personagem Zé Gotinha, símbolo da luta contra a poliomielite desde os anos 1980, continuará a desempenhar seu papel na promoção da vacinação.

A atualização do esquema vacinal contra a poliomielite no Acre, que agora se alinha às recomendações internacionais, reforça o compromisso do país com a erradicação da doença. Com o apoio da população e dos profissionais de saúde, o Brasil pretende manter suas crianças protegidas e continuar sendo um exemplo de sucesso na prevenção de doenças imunopreveníveis.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Gestores do Acre debatem diretrizes sobre consultas públicas para implementação de programas de REDD+

Raimundo Souza

Saúde Itinerante Especializado leva ações para população indígena em Feijó

Raimundo Souza

Mercado de trabalho em Rio Branco mostra sinais de aquecimento com novas vagas

Kevin Souza

Sebrae selecionou 50 negócios inovadores para programa de aceleração Acre for Startups

Jamile Romano

No Dia das Crianças, governo destaca ações realizadas para o público infantil no Acre

Raimundo Souza

Prefeito de Rio Branco diz que mega concurso público com mais de mil vagas está prestes a ser lançado

Jamile Romano