24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Sarau Louca Expressão promove alegria e manifestação artística de pacientes do Caps Náuas

“Olha aqui. Esse é o meu novo desenho. Acabei de produzir”. Com essas palavras de satisfação, Josimar Silva de Souza, paciente do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Náuas, iniciou sua entrevista para a Agência de Notícias do Acre, durante o Sarau Louca Expressão, realizado nesta sexta-feira, 11, em Cruzeiro do Sul. Chico, como o paciente é carinhosamente chamado na unidade, referia-se aos seus desenhos e pinturas, que foram especialmente exibidos durante a atividade, que tem como tema “Vivendo a vida adoidado”.

Com sorriso no rosto, Chico exibe sua nova criação. Foto: Eliel Mesquita/Secom

Arte é sinônimo de cura para Chico. “Os meus quadros e pinturas me ajudam a vencer a depressão. É um forma que busco para não desistir e que me traz alegria de viver. Há anos me dedico ao que me traz paz”, relatou o paciente.

O brilho no olhar e no sorriso de Iara Silva Santos, também paciente do Caps Náuas, é o mesmo da edição passada do evento, e sua poesia segue manifestando risos e trazendo felicidades ao próximo. “Esse sorriso no meu rosto é por conta do recital que apresentarei no Sarau. A poesia é uma forma de eu sentir alegria de viver”, pontua.

Arte desperta alegria na vida de Iara. Foto: Eliel Mesquita/Secom

A atividade celebra o 10 de outubro, Dia Internacional da Saúde Mental, e neste ano contou com a parceria da produtora de eventos Fiama Natacha de Oliveira, que escreveu projeto, financiado pela Lei Paulo Gustavo, para aperfeiçoar a atividade do centro. O incentivo cultural também propiciou a oferta de oficinas de tambores e de dança aos pacientes do Caps Náuas.

“O diferencial desta edição é colocar o usuário do Caps Náuas como protagonista. Eles cantam, dançam e pintam. Todo ano exploramos temas voltados à saúde mental, com o objetivo de promover alegria e festa, e explorar os dons artísticos dos nossos pacientes. O Sarau, como um momento de diversão, é essencial para todos do Caps, inclusive os funcionários”, ratifica Sandrea Sales de Oliveira, gerente de assistência do Caps Náuas.

6ª edição do Sara Louca Expressão, com o tema Vivendo Adoiado. Foto: Diego Silva/Secom

Classificado na modalidade Caps 2, em que a unidade presta serviços para uma região habitada por até 100 mil pessoas, o centro tem cadastrados, atualmente, cerca de 12 mil pacientes de todos os públicos, e atende diariamente uma média de 60 pessoas. “Hoje é um dia de festa”, reforçou Sandrea.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Programa Melhor em Casa garante atendimento domiciliar e mais qualidade de vida a pacientes no Acre

Raimundo Souza

Poder Judiciário do Estado do Acre disponibiliza vagas em programa de residência em TI

Jamile Romano

Acre participa de criação de resolução inédita que padroniza indicadores criminais no país

Raimundo Souza

Polícia Civil do Acre realiza operação contra a exploração sexual infantojuvenil

Marcio Nunes

‘Estamos unidos para encontrar uma solução definitiva para a reconstrução da BR-364’, destaca governador Gladson Camelí

Jamile Romano

Alergia grave: pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira

Raimundo Souza