25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Saerb inicia fiscalização e distribuição gratuita de boias para combater desperdício de água

A Prefeitura da capital, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), deu início nesta quinta-feira (16), a uma importante ação voltada para a redução do desperdício de água na capital acreana. A iniciativa começa pela região do Calafate e marca a implementação da Resolução nº 100/2024 da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac), que torna obrigatória a instalação de boias em todas as caixas-d’água residenciais.

De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, a obrigatoriedade da boia é uma medida fundamental, já amplamente adotada por companhias de saneamento em todo o país. O objetivo é evitar o desperdício por transbordamento e garantir uma distribuição mais eficiente do recurso hídrico para toda a população.

“Chegamos a este patamar de exigir agora dos usuários essas boias. No ano passado, procuramos a Ageac, que nos aprovou uma resolução, tornando obrigatório o uso da boia em Rio Branco,” explicou Enoque Pereira.

Para apoiar as famílias mais vulneráveis, o Saerb está disponibilizando boias gratuitamente aos moradores que estejam cadastrados no CadÚnico e que estejam com a conta de água em dia. Os interessados devem se dirigir à sede do Saerb para realizar o cadastro e garantir o recebimento do equipamento.

Fiscalização e prazos

O Saerb informa que suas equipes iniciarão as visitas de fiscalização às residências 45 dias após a entrega das notificações, verificando o cumprimento da exigência. O cronograma de fiscalização se estenderá até o final do ano.

O diretor-presidente do Saerb ressalta a importância da colaboração da população. “A gente precisa, e vamos cobrar, até daqui a 45 dias. A partir do momento em que receber esta notificação, a gente vai começar a visitar de casa em casa e cobrar o uso da boia. E quem não estiver, infelizmente, vai ter que ser multado. E se persistir, vai ter o serviço de água suspenso.”

Meta de redução do desperdício

Atualmente, o desperdício de água em Rio Branco atinge a marca de 50% da produção total, um índice considerado elevado. A meta do Saerb é ambiciosa e alinhada com o Plano Nacional de Saneamento: reduzir esse percentual para 20% até 2033.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Cultivo de hortaliças ajuda na ressocialização de detentos da Unidade Penitenciária de Senador Guiomard

Marcio Nunes

Detran divulga calendário de licenciamento anual de 2025

Jamile Romano

Gladson anuncia show de Roberto Carlos no Arena da Floresta

Raimundo Souza

Produção de café do Acre ganha destaque em reportagem da Folha de São Paulo

Jamile Romano

Sebrae e Central de Cooperativas do Juruá realizam Seminário da IG da Farinha de Cruzeiro do Sul

Jamile Romano

Governo do Acre segue atendendo produtores rurais para aprimoramento da produção familiar e do desenvolvimento sustentável

Raimundo Souza