30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Política

Roberto Duarte apresenta Projeto de Lei para responsabilizar autoridades municipais

Atualizada em 26/03/2024 09:51

O Deputado Roberto Duarte apresentou um Projeto de Lei que visa alterar o Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, com o intuito de definir crimes de responsabilidade dos Secretários Municipais e titulares de órgãos municipais de procuradoria jurídica e controle interno, especialmente em municípios com população superior a 200 mil habitantes.

Segundo o parlamentar, o Decreto-Lei em vigor atualmente não contempla de maneira adequada a responsabilidade dessas autoridades municipais, deixando uma lacuna preocupante na legislação. Enquanto o Decreto-Lei estabelece uma série de crimes de responsabilidade para os chefes do Poder Municipal, como prefeitos, não inclui os secretários, que muitas vezes desempenham um papel fundamental na gestão dos serviços públicos, especialmente em municípios de maior porte.
Com a proposta apresentada, o Projeto de Lei visa corrigir essa lacuna, permitindo que os secretários municipais e titulares de órgãos dos municípios de procuradoria jurídica e controle interno sejam responsabilizados por atos de improbidade administrativa e outros crimes definidos na legislação, mesmo que os atos sejam ordenados por subordinados.

“Apresentamos essa medida para garantir uma gestão mais responsável e transparente nos municípios, especialmente nos de maior porte, onde a complexidade administrativa exige uma ampla responsabilização das autoridades envolvidas na administração pública”, disse Roberto Duarte.

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Moraes manda soltar ex-assessor internacional de Bolsonaro após 6 meses de prisão

Jamile Romano

Marina Silva e Julia Zanatta batem boca em comissão tumultuada na Câmara: ‘Não vai me intimidar’, diz ministra

Jamile Romano

PL quer novos atos com Bolsonaro para energizar militância e mostrar força

Jamile Romano

Lula: com enchentes no RS, Brasil pode ter que importar arroz e feijão

Jamile Romano

Trump usa palco no Congresso como comício, ressalta políticas da campanha e reforça ameaças externas

Raimundo Souza

TSE autoriza candidatos a usar nome de comércios em suas candidaturas

Jamile Romano