23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Rio Branco recebe edição histórica do Aberto do Brasil de Xadrez

Publicado em 19/11/2025
Torneio de xadrez no Acre começa nesta quinta-feira (20) com delegações de quatro países, valendo vaga para a final do Brasileiro

Rio Branco será o centro das atenções do xadrez nacional nesta semana. A capital acreana sedia, entre os dias 20 e 23 de novembro, o V Aberto do Brasil de Xadrez, que será realizado na Galeria Alpha Mall. O evento já nasce histórico: vai reunir um número recorde de participantes e contará com delegações da Bolívia, Peru, Japão e Brasil, nas categorias Absoluto e Feminino.

A competição já é oficialmente o maior torneio da história do Acre. O número de inscritos chegou a 78 jogadores, superando com folga o antigo recorde do Regional Norte de 2019, que teve 60 participantes. A projeção da Federação Acreana de Xadrez (FXA) é de que mais enxadristas confirmem presença até o início do evento, consolidando uma marca inédita para o estado.

A presença internacional também transforma o torneio em um marco para o xadrez acreano. Delegações de quatro países estarão lado a lado em uma etapa oficial do Aberto do Brasil, algo jamais registrado em uma edição realizada no Acre. Para a Federação Acreana de Xadrez (FXA), esse crescimento é resultado direto do apoio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

“Esse avanço só está sendo possível graças ao apoio da CBX, especialmente no incentivo ao intercâmbio cultural e enxadrístico entre Bolívia, Peru e Brasil. Esse movimento aproximou os enxadristas da região e vem fortalecendo um bloco internacional que tende a participar regularmente dos torneios pontuáveis realizados nos países fronteiriços”, destacou Neurismar da Rocha Souza, presidente da FXA.

O dirigente reforça que o torneio representa mais que um recorde numérico — simboliza um momento de transformação. “Estamos muito felizes com o resultado e confiantes de que viveremos um evento histórico e inesquecível para o xadrez acreano e para todos os participantes”, afirmou. O Acre vai contar um forte representante, o MN Ricardo Moura, que acabou de conquistar o Aberto da Bolívia.

Além do impacto esportivo e cultural, o V Aberto do Brasil em Rio Branco terá peso técnico significativo. O torneio concederá normas de Mestre Nacional e distribuirá sete vagas para a final do Campeonato Brasileiro, que será disputado entre 14 e 21 de dezembro, em Timbó (SC). A premiação total será de R$ 7 mil, além de troféus e medalhas para os melhores colocados.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeito Tião Bocalom celebra aniversário de 141 anos da capital acreana

Jamile Romano

Governo do Acre e Prefeitura de Feijó firmam parceria para implantação de novo campus do Ifac no município

Raimundo Souza

MEC e FNDE pagam adicional para transporte aquaviário no Acre

Marcio Nunes

Bocalom visita obras de usina fotovoltaica que gerará energia para prédios públicos

Marcio Nunes

Operação conjunta: Polícia apreende mais de 100 kg de drogas em ação no interior do Acre;

Jamile Romano

Nota pública sobre os serviços emergenciais

Raimundo Souza