25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Rio Branco lidera o Brasil em agilidade para abertura de empresas, segundo Ranking Nacional

O Acre conquistou, em maio, o primeiro lugar no ranking nacional de agilidade para abertura de empresas. Segundo dados do Painel do Mapa de Empresas, divulgado pelo Governo Federal nesta terça-feira (10), o tempo médio para registrar um novo negócio no estado foi de apenas 6 horas, um marco que reflete os avanços na desburocratização, digitalização dos processos e incentivo ao empreendedorismo local.

Atualmente, o estado conta com 45.538 empresas ativas. Somente em 2025, já foram abertas 806 novas empresas, sendo 765 microempresas, 27 empresas de pequeno porte e 14 em outras categorias jurídicas. Esse resultado histórico é fruto de um trabalho integrado entre a Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac), o Sebrae, o Governo do Estado e as prefeituras dos 22 municípios, com destaque para a Prefeitura de Rio Branco, responsável por aproximadamente 60% de todos os registros.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, comemorou o reconhecimento nacional e destacou que o resultado é fruto de uma política pública voltada para a inovação e modernização dos serviços públicos. Segundo ele, os investimentos em tecnologia têm sido prioridade da atual gestão.

“Sempre fui amante da tecnologia e, ao assumir a Prefeitura, entendi que era preciso modernizar. Investimos fortemente em inovação, e hoje colhemos os frutos: Rio Branco é destaque nacional na agilidade para abertura de empresas. Isso é resultado de uma política clara da nossa gestão, que caminha lado a lado com a tecnologia para facilitar a vida do cidadão”, asseverou o gestor de Rio Branco.

O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, destacou o impacto da agilidade nos processos para a economia da capital.

“Essa agilidade trouxe para Rio Branco uma resposta que o contribuinte esperava há muitos anos. Hoje, com a determinação do prefeito Bocalom, conseguimos oferecer o licenciamento de forma rápida, muitas vezes em até duas horas, o que antes levava até 120 dias. Isso garante segurança e confiança ao investidor”, explicou.

O secretário ainda ressaltou a importância da Sala do Empreendedor, implantada em parceria com o Sebrae: “Hoje temos todos os órgãos de licenciamento reunidos em um só lugar: meio ambiente, vigilância sanitária, bombeiros. Isso elimina a burocracia e agiliza tudo para quem quer empreender”, completou.

A chefe da Divisão de Licenciamento de Atividades Econômicas da Prefeitura de Rio Branco, Bruna Lima Caminha, também celebrou o resultado com dados concretos.

“De janeiro a junho de 2025, realizamos 4.421 análises de viabilidade, todas respondidas em até 50 minutos. Nossa demanda diária é de cerca de 35 a 40 solicitações, com 60% de toda a carga estadual concentrada aqui”, frisou. Bruna enfatizou ainda a evolução histórica no tempo de abertura: “Antes, o processo físico demorava até 120 dias. Hoje, dependendo da atividade, em minutos o empreendedor já está licenciado”.

De acordo com Caminha, o esforço da equipe foi reconhecido publicamente: “Recebemos uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores, um momento muito importante que reforça nosso compromisso com o desenvolvimento local”, evidenciou.

[Assesssoria]

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estande da Secretaria de Turismo na Expoacre Juruá oferece experiência imersiva nos destinos do estado

Raimundo Souza

Controladoria-Geral realiza capacitação sobre Gestão e Controle de Diárias no Poder Executivo

Raimundo Souza

Árvore cai e mata moradores dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes em Xapuri

Raimundo Souza

Telessaúde amplia cobertura de exames preventivos para militares do Corpo de Bombeiros

Redacao

Governo do Acre apresenta conquistas e compromissos no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Jamile Romano

Nicolau Júnior é reeleito presidente da Aleac em nova eleição da Mesa Diretora

Jamile Romano