35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Rio Branco lidera o Brasil em agilidade para abertura de empresas, segundo Ranking Nacional

Publicado em 12/06/2025

O Acre conquistou, em maio, o primeiro lugar no ranking nacional de agilidade para abertura de empresas. Segundo dados do Painel do Mapa de Empresas, divulgado pelo Governo Federal nesta terça-feira (10), o tempo médio para registrar um novo negócio no estado foi de apenas 6 horas, um marco que reflete os avanços na desburocratização, digitalização dos processos e incentivo ao empreendedorismo local.

Atualmente, o estado conta com 45.538 empresas ativas. Somente em 2025, já foram abertas 806 novas empresas, sendo 765 microempresas, 27 empresas de pequeno porte e 14 em outras categorias jurídicas. Esse resultado histórico é fruto de um trabalho integrado entre a Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac), o Sebrae, o Governo do Estado e as prefeituras dos 22 municípios, com destaque para a Prefeitura de Rio Branco, responsável por aproximadamente 60% de todos os registros.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, comemorou o reconhecimento nacional e destacou que o resultado é fruto de uma política pública voltada para a inovação e modernização dos serviços públicos. Segundo ele, os investimentos em tecnologia têm sido prioridade da atual gestão.

“Sempre fui amante da tecnologia e, ao assumir a Prefeitura, entendi que era preciso modernizar. Investimos fortemente em inovação, e hoje colhemos os frutos: Rio Branco é destaque nacional na agilidade para abertura de empresas. Isso é resultado de uma política clara da nossa gestão, que caminha lado a lado com a tecnologia para facilitar a vida do cidadão”, asseverou o gestor de Rio Branco.

O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, destacou o impacto da agilidade nos processos para a economia da capital.

“Essa agilidade trouxe para Rio Branco uma resposta que o contribuinte esperava há muitos anos. Hoje, com a determinação do prefeito Bocalom, conseguimos oferecer o licenciamento de forma rápida, muitas vezes em até duas horas, o que antes levava até 120 dias. Isso garante segurança e confiança ao investidor”, explicou.

O secretário ainda ressaltou a importância da Sala do Empreendedor, implantada em parceria com o Sebrae: “Hoje temos todos os órgãos de licenciamento reunidos em um só lugar: meio ambiente, vigilância sanitária, bombeiros. Isso elimina a burocracia e agiliza tudo para quem quer empreender”, completou.

A chefe da Divisão de Licenciamento de Atividades Econômicas da Prefeitura de Rio Branco, Bruna Lima Caminha, também celebrou o resultado com dados concretos.

“De janeiro a junho de 2025, realizamos 4.421 análises de viabilidade, todas respondidas em até 50 minutos. Nossa demanda diária é de cerca de 35 a 40 solicitações, com 60% de toda a carga estadual concentrada aqui”, frisou. Bruna enfatizou ainda a evolução histórica no tempo de abertura: “Antes, o processo físico demorava até 120 dias. Hoje, dependendo da atividade, em minutos o empreendedor já está licenciado”.

De acordo com Caminha, o esforço da equipe foi reconhecido publicamente: “Recebemos uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores, um momento muito importante que reforça nosso compromisso com o desenvolvimento local”, evidenciou.

[Assesssoria]

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em emergência por síndromes gripais, AC não tem vacina contra gripe na rede pública; clínicas cobram até R$ 135

Jamile Romano

Gabarito preliminar do concurso do TCE do Acre foi publicado

Raimundo Souza

Jovens do Senac e idosos do Sesc se conectam em projeto no Acre

Marcio Nunes

Acre tem previsão de céu nublado e chuvas intensas nesta quarta-feira (22), diz Censipam

Jamile Romano

Enquanto trabalhava, um gari de Epitaciolândia foi atingido por um tiro nas pernas

Raimundo Souza

Energisa realiza campanha de doação de sangue junto com Hemoacre

Jamile Romano