25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 5 de março de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e atinge 14,22 metros em Rio Branco

Publicado em 17/01/2026

RIO BRANCO – O nível do Rio Acre atingiu a marca de 14,22 metros na madrugada deste sábado (17), consolidando o estado de transbordo na capital. De acordo com o monitoramento da Defesa Civil municipal, realizado às 5h17, as águas já superam em 22 centímetros a cota de inundação, estabelecida em 14 metros, e estão significativamente acima do limite de alerta (13,50 metros).

(Foto: Val Fernandes/Secom)

Panorama e Monitoramento

Embora o volume de precipitação registrado nas últimas 24 horas tenha sido residual — totalizando 2,40 mm — a bacia do rio mantém uma tendência de elevação. O cenário decorre do acúmulo de águas provenientes das cabeceiras e de afluentes, o que mantém os órgãos de controle em prontidão.

Foto: Val Fernandes/Secom

Recomendações

As autoridades reforçam a necessidade de vigilância constante, especialmente para as famílias residentes em áreas de risco e populações ribeirinhas. A Defesa Civil segue monitorando o comportamento do manancial para coordenar eventuais ações de remoção e assistência.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Deracre prepara recuperação de 3.500 km de ramais por meio da Operação Ramais do Acre 2024

Marcio Nunes

Educação do Acre realiza manhã de lazer e interação com crianças surdas

Raimundo Souza

Lula diz que relação com a Malásia “muda de patamar” e assina pacote de cooperação

Raimundo Souza

Senador Sérgio Petecão representará o Senado Federal em Missão Internacional Brasil Export 2024

Marcio Nunes

MPAC e Idaf realizam operação de apreensão de carne clandestina em Rio Branco

Jamile Romano

Se prepare ! A friagem vai aumentar durante o final de semana , afirma Davi Friale

Jamile Romano