28.3 C
Rio Branco
sábado, 17 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e Prefeitura de Rio Branco entra em ação para ajudar as famílias atingidas

Publicado em 17/01/2026

Prefeitura de Rio Branco acompanha de forma contínua, a situação do rio Acre e de pelo menos 12 igarapés da capital

O Rio Acre voltou a ultrapassar a cota de transbordamento de 14m na sexta-feira. Com a elevação contínua do nível da água do manancial, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, já está pronta para auxiliar as famílias nos primeiros bairros atingidos. A medida, autorizada pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, mobiliza todas as secretarias municipais. O objetivo é garantir a segurança da população e assegurar o acolhimento das famílias que vivem em áreas de risco.

coronel falcao foto val fernandes 27.07.22 2 792x1024 1
Coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que o nível do Rio Acre continua em elevação e a tendência é de que o volume de água siga aumentando (Foto: Val Fernandes/Secom)

O coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que o nível do Rio Acre continua em elevação e a tendência é de que o volume de água siga aumentando. Diante desse cenário, o prefeito da capital autorizou a ativação total do Plano de Contingência.

“A situação nesse momento é que o Rio Acre acabou de transbordar. Ele está aumentando o nível e a tendência é que suba ainda mais. E com isso nós botamos todo o Plano de Contingência em ação, com o aval evidentemente do prefeito Bocalom. Estamos mobilizando todas as secretarias, a questão do Parque de Exposição também está pronto para poder receber as famílias. Nós temos um delay de 10 a 15 centímetros para poder começar realmente a retirar as primeiras famílias”, explicou o coordenador.

A Prefeitura de Rio Branco está acompanhando de forma contínua, a situação do rio Acre e de pelo menos 12 igarapés da capital. As equipes técnicas da Comdec realizam vistorias frequentes nos bairros. Qualquer indício de risco a coordenadoria é acionada para atender os pedidos de remoção preventiva das famílias levando-as para casas de parentes ou para o abrigo montado no Parque de Exposições.

ENCHENTE RIO ACREVF16.01 11
Prefeitura de Rio Branco acompanha de forma contínua, a situação do rio Acre e de pelo menos 12 igarapés da capital (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Estamos acompanhando cada bairro de forma permanente. Quando a água começa a atingir as residências, agimos imediatamente, garantindo que as famílias sejam retiradas com segurança e recebam todo o suporte necessário”, concluiu Falcão.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Mulheres do Acre moldam a bioeconomia com saber ancestral e cuidado com a floresta

Marcio Nunes

Polícia Civil do Acre prende homem acusado de estuprar filha de 6 anos em Feijó

Jamile Romano

Polícia Civil do Acre prende homem por descumprimento de medida protetiva em Rodrigues Alves

Jamile Romano

Acre reduz focos de queimadas em 78% e fortalece combate aos crimes ambientais

Marcio Nunes

Operação Hagnos: Polícia Civil do Acre promove ações em defesa de crianças e adolescentes

Raimundo Souza

Os familiares de Flaviano Melo, Presidente Estadual do MDB, agradecem ao Governador Gladson Cameli

Raimundo Souza