27.3 C
Rio Branco
domingo, 21 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Rio Acre sobe mais de um metro em 24 horas e atinge 11,07 metros em Rio Branco

Publicado em 21/12/2025

Apesar da elevação significativa, o manancial ainda permanece abaixo da cota de alerta. Defesa Civil aponta que subida reflete chuvas nas cabeceiras, já que não houve registro de precipitação na capital.

RIO BRANCO – A Defesa Civil Municipal de Rio Branco divulgou, na manhã deste domingo (21), um novo boletim que acende o sinal de atenção para o comportamento do Rio Acre. Na medição realizada às 5h14, o nível do manancial atingiu a marca de 11,07 metros, confirmando uma tendência de elevação acentuada nas últimas horas na capital acreana.

Elevação rápida e sem chuvas locais

O salto no nível das águas impressiona pela velocidade. Na manhã de sábado (20), às 5h21, o rio marcava 10,06 metros. Em um intervalo de menos de 24 horas, o acumulado de elevação foi de 1,01 metro.

O dado que mais chama a atenção dos técnicos é que esse aumento ocorreu mesmo sem o registro de chuvas em Rio Branco. O boletim aponta um acumulado de 0,00 milímetro de precipitação nas últimas 24 horas na capital.

“A elevação pode estar associada ao volume de chuvas ocorridas nas cabeceiras do rio ou em municípios situados a montante (acima) da capital”, explica o monitoramento da Defesa Civil.

Monitoramento e Cotas de Risco

Mesmo com a subida repentina, a situação no momento é considerada sob controle, uma vez que o Rio Acre ainda se encontra distante das margens críticas de transbordamento.

Confira os parâmetros de segurança em Rio Branco:

Referência Nível Atual Marca Crítica
Cota de Alerta 11,07 m 13,50 m
Cota de Transbordamento 11,07 m 14,00 m

A Defesa Civil Municipal informou que mantém o monitoramento constante e ininterrupto do nível do rio e das previsões meteorológicas para as regiões das cabeceiras, visando antecipar possíveis cenários de risco para as famílias que residem em áreas baixas da cidade.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Revitalização do Palácio Rio Branco entra na fase final de execução

Redacao

Bolsonaro pede autorização a Moraes para procedimento cirúrgico

Redacao

Festas juninas 2025: temporada começa no fim do mês de junho

Raimundo Souza

Ator César Júnior estreia nova temporada da peça ‘Dona Helena’, dia 8 de abril, no Teatro de Arena do Sesc

Marcio Nunes

Por trás da maior feira agro do Acre, o esforço dos operários é celebrado com homenagem e sorteio de moto 0 km

Raimundo Souza

Expoacre 2024: Sebrae apoia o empreendedorismo e a inovação durante 49ª edição

Marcio Nunes