23.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Rio Acre recua para 14,88 metros e Defesa Civil diz que iniciará desmobilização de dois abrigos Saimo Martins 31/12/2025 6:11 am Foto: Sérgio Vale Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​ ENTRE NO GRUPO O nível do Rio Acre registrou nova queda na manhã desta quarta-feira, 31 de dezembro de 2025, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Às 5h16, o manancial marcou 14,88 metros, permanecendo em vazante, embora ainda acima da cota de transbordo, que é de 14,00 metros. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, nas últimas 24 horas foi registrado volume de chuva de 11,60 milímetros. A cota de alerta do rio segue fixada em 13,50 metros. Anúncio Com a redução do nível das águas, a Defesa Civil informou que, a partir das 8h desta quarta-feira, começará o retorno das famílias que estavam abrigadas em espaços públicos da Prefeitura de Rio Branco para suas residências. Neste primeiro momento, serão desmobilizados dois abrigos ativados em razão da enxurrada registrada no dia 26 de dezembro. As famílias que retornarem para casa receberão apoio humanitário, como forma de garantir assistência neste processo de desmobilização. Segundo a Defesa Civil, a medida faz parte do protocolo de resposta adotado pelo município durante situações de emergência provocadas por enchentes. Os abrigos que serão desativados nesta etapa funcionavam na Escola Municipal Álvaro Rocha e na Escola Municipal Anice Dib Jatene.

Publicado em 31/12/2025

O nível do Rio Acre apresentou mais uma queda na manhã desta quarta-feira, 31 de dezembro de 2025, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Às 5h16, o manancial estava com 14,88 metros, ainda acima da cota de transbordo, que é de 14 metros, mas em processo de vazante.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, nas últimas 24 horas foi registrado um volume de chuva de 11,60 milímetros. A cota de alerta do rio continua em 13,50 metros.

Com o recuo das águas, a Defesa Civil anunciou que, a partir das 8h desta quarta-feira, iniciará a desmobilização de abrigos públicos, começando pelo retorno de famílias para suas casas. Nesse primeiro momento, dois abrigos serão desativados. Eles foram ativados em função da enxurrada que atingiu a cidade no dia 26 de dezembro.

As famílias que voltarão para suas residências receberão apoio humanitário, garantindo o auxílio necessário durante este processo de retorno. A medida segue o protocolo de resposta adotado pelo município em situações de emergência causadas por enchentes.

Os abrigos a serem desmobilizados estão localizados na Escola Municipal Álvaro Rocha e na Escola Municipal Anice Dib Jatene.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo promove Encontro de Gestores Municipais e Trade Turístico com palestra do MTur, em Rio Branco

Raimundo Souza

No Dia Nacional da Imunização, Saúde do Acre reforça importância da vacinação como ferramenta de prevenção

Marcio Nunes

Acre avança no combate à malária e reforça compromisso com plano nacional de eliminação até 2035

Marcio Nunes

Governo do Acre realiza concurso da Educação no próximo domingo

Jamile Romano

Semifinal agita arena e define finalistas do rodeio na Expoacre

Raimundo Souza

‘Terra do Mandim’ completa 120 anos celebrando entrega de ponte como marco histórico, avanços na infraestrutura, saúde e CNH Social

Jamile Romano