22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Rio Acre dá sinais de vazante em Rio Branco, mas Defesa Civil prevê nova subida

Publicado em 11/03/2025

Apesar da elevação de quase 30 centímetros em 24 horas, o nível do Rio Acre começou a apresentar vazante nesta terça-feira (11) e marcou 14,33 metros na medição das 12h, feita pela Defesa Civil de Rio Branco. Às 6h o rio marcava 12,35 e manteve essa marca às 9h. A cota de alerta na capital é de 13,50 metros e a de transbordo 14 metros.

    Até esta terça, 21 famílias precisaram sair de casa e foram encaminhadas para abrigos ou casa de familiares. Em entrevista à Rede Amazônica, o coronel Cláudio Falcão disse que ainda não dá para comemorar a vazante do rio. Segundo ele, até o dia 17 de março há previsão de muita chuva.

Na noite de segunda-feira (10), o governo do Acre decretou situação de emergência em razão da cheia dos rios Acre, Juruá, Purus e Envira, que ultrapassaram as cotas de transbordo. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) e tem validade de 180 dias.

O rio transbordou na capital na segunda-feira (10). Nesse mesmo dia, equipes do Corpo de Bombeiros do Acre, da Defesa Civil Municipal e do governo começaram a retirar famílias indígenas do bairro da Base.

Boletim divulgado pela Defesa Civil nesta terça aponta que 67 pessoas já foram atendidas e 13 bairros foram atingidos pelo transbordamento. Há dois abrigos públicos ativos na capital e o Parque de Exposições é preparado para receber mais famílias, caso haja necessidade.

Um dos abrigos foi montado pela Secretaria extraordinária de Povos indígenas (Sepi) dentro da Escola Madre Hidelbranda da Pra, que fica no Bairro 15, para atender 29 indígenas que moram no bairro Base, um dos primeiros afetados pela cheia. A diretora de Povos indígenas na Sepi, Nedina Yawanawa comentou sobre o apoio que tiveram para irem ao local.

“A gente detectou que a água já estava chegando na casa deles e imediatamente decidimos fazer essa locomoção para esse abrigo que é a escola que os recebeu prontamente. Ontem [segunda] a Defesa Civil conseguiu alimentação e eles estão tendo o apoio da Assistência Social”,

Neste abrigo no Bairro 15, os desabrigados estão dividindo espaço com os alunos, que continuam tendo aulas. A previsão é que eles fiquem no local até o final desta semana. A medida é temporária, até que o abrigo no Parque de Exposições Wildy Viana fique pronto.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prestes a completar dois meses, greve do Ifac não tem data para ser encerrada

Jamile Romano

Sindmed-AC estima que Sesacre deve cerca de R$ 700 mil em remunerações cortadas ilegalmente

Jamile Romano

Justiça do Acre garante oportunidade de emprego para vítimas de violência doméstica e mulheres egressas do cárcere

Jamile Romano

Estado divulga resultado definitivo do teste de aptidão física do concurso da Polícia Militar

Jamile Romano

Inscrições para o 5º Concurso de Fotografia do Natal de Vida, Esperança e Dignidade encerram dia 11

Marcio Nunes

Educação promove formação sobre relações étnico-raciais para professores da rede estadual

Raimundo Souza