29.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana

Publicado em 19/01/2026

Programa de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regulamentado pela Medida Provisória 1327/2025 beneficiou 323.459 condutores na primeira semana de validade, informa o Ministério dos Transportes. A medida inclui aqueles que estão no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) e economizou R$ 226 milhões, que seriam pagos em taxas, exames e custos administrativos. 

A maior parte dos beneficiados são motoristas com a CNH de categoria B, exclusiva para carros, com 52% de renovações automáticas. Condutores com a licença AB, que permite dirigir carros e motocicletas, foram 45% dos beneficiados e aqueles que dirigem somente motocicletas (categoria A) somaram 3% das renovações automáticas. Os demais são condutores profissionais (categorias C e D).

Para fazer parte do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) o condutor não pode ter tido registro de infrações de trânsito nos últimos 12 meses e deve realizar o cadastro no aplicativo  por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Lembrando que a CNH de quem tem menos de 50 anos precisa ser renovada a cada dez anos, atualmente.

Quem não pode renovar

Alguns grupos de motoristas não terão direito ao processo automático e devem continuar procurando os Detrans estaduais. É o caso de motoristas com 70 anos ou mais, que precisam renovar o documento a cada três anos. Também é o caso daqueles que tiveram a validade da CNH reduzida por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que demandem acompanhamento contínuo de saúde, além daqueles com o documento vencido há mais de 30 dias.

Para os motoristas com mais de 50 anos, que precisam renovar a CNH a cada 5 anos, o processo automático será permitido uma única vez. 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Começa aplicação das provas do Saeb 2025 nas escolas do Acre

Raimundo Souza

Governo publica retificação do resultado final do concurso da Educação

Kevin Souza

Pé-de-Meia: nascidos em novembro e dezembro recebem 9ª parcela

Redacao

Polícia Civil do Acre alerta população sobre golpes aplicados por estelionatários no estado

Raimundo Souza

Escândalo do INSS, com risco de CPI, desafia a leve recuperação de Lula nas pesquisas

Raimundo Souza

TCE-AC: 36 anos de história contados por quem ajudou a construir a instituição

Redacao