24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Relatório da ONU diz que Brasil saiu do Mapa da Fome

Relatório apresentado nesta segunda-feira (28) durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da Organização das Nações Unidas (ONU) (UNFSS+4), na Etiópia, revela que o Brasil está novamente fora do Mapa da Fome. O país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

Os dados constam do estudo O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), produzido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).

Estar no Mapa da Fome significa que uma parcela significativa da população do país não tem acesso regular a alimentos suficientes para uma vida saudável. O relatório SOFI divulga esse indicador sempre na forma de médias trienais, considerando as informações dos últimos três anos.

O Brasil alcançou esse patamar em 2014, mas tinha retornado ao Mapa da Fome no triênio 2018/2020. Agora, no triênio 2022/2024, voltou a ficar abaixo de 2,5%.

Nota divulgada, em Brasília, pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destaca que “a conquista foi alcançada em apenas dois anos, tendo em vista que 2022 foi um período considerado crítico para a fome no Brasil”.  

“A saída do Brasil do Mapa da Fome é resultado de decisões políticas do governo brasileiro que priorizaram a redução da pobreza, o estímulo à geração de emprego e renda, o apoio à agricultura familiar, o fortalecimento da alimentação escolar e o acesso à alimentação saudável”, explica a nota. 

Como é calculado o Mapa da Fome

O PoU é calculado a partir de três variáveis: quantidade de alimentos disponíveis no país, considerando produção interna, importação e exportação; o consumo de alimentos pela população, considerando as diferenças de capacidade de aquisição (a renda) e a quantidade adequada de calorias/dia, definida para um indivíduo médio representativo da população. 

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Citando possível fuga, Moraes nega devolver passaporte de Bolsonaro

Marcio Nunes

Petrobras inaugura era das megaplataformas de petróleo no país

Raimundo Souza

Bolsonaro demonstra resistência em indicar Tarcísio e preocupa partidos

Raimundo Souza

Maioria do STF condena Braga Netto por abolição do estado de Direito

Redacao

Julgamento com placar de 3 a 1 contra cassação de mandato de Sergio Moro será retomado amanhã

Marcio Nunes

Governo federal gastou R$ 3,5 bi em viagens sob sigilo para servidores desde 2014

Raimundo Souza