24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Relator no TRE-PR vota contra cassação de Moro; julgamento será retomado na quarta

O relator de duas ações no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que pedem a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil) votou nesta segunda-feira (1º) contra a perda do mandato pelo parlamentar. O julgamento será retomado nesta quarta-feira (3).

O desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza entendeu que as acusações não procedem e que o cargo conquistado por Moro no senado deve ser mantido.

Ele afastou as alegações de que houve gasto excessivo no período da pré-campanha.

Ele destacou que despesas de eventos realizados por Moro em outros estados, durante a pré-campanha à presidência, foram consideradas como pré-campanha ao senado pela Federação Brasil da Esperança – FÉ BRASIL (PT/PCdoB/PV) e pelo Partido Liberal (PL), que pede a cassação.

Para Falavinha Souza é fundamental a diferenciação das intenções.

O segundo desembargador a votar, José Rodrigo Sade, pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso.

As duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que pedem a cassação do mandato de Sergio Moro começaram a ser julgadas às 14h desta segunda-feira (1º), no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba.

Moro responde por abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. Ele foi eleito com 1,9 milhão de votos. As ações contra ele possuem teor similar e serão julgadas em conjunto pela corte.

Além do relator, outros seis desembargadores irão votar.

Todos os membros da Corte votam, inclusive o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, porque os processos envolvem possível perda de mandato. Em ações sem esse tipo de especificidade, o presidente só votaria em caso de empate.

[Globo.com]
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moraes determina extradição de seu ex-assessor

Raimundo Souza

Do inquérito à denúncia: veja a linha do tempo do caso Bolsonaro no STF

Raimundo Souza

Ensino superior no Brasil pode mais que dobrar salário

Redacao

Fugitivo de Mossoró zombou em áudio: “Cheio de saúde, liberdade”

Jamile Romano

Desastres climáticos aumentaram 250% nos últimos quatro anos no país

Marcio Nunes

Entenda por que você não deve tomar café assim que acorda

Jamile Romano