24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
ColunistasPanorama Político

Relator do PNE recebe representantes da Amazônia para discutir fator amazônico na educação

A deputada federal Socorro Neri articulou reunião com o relator da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE), deputado Moses Rodrigues (União Brasil) para apresentar as demandas da região amazônica no novo plano que norteará as políticas educacionais do país a partir de 2026. O encontro reuniu representantes do Acre e de outros estados da Amazônia Legal e teve como foco a inclusão do chamado “fator amazônico” – um reconhecimento das especificidades e desigualdades que marcam a Educação do Campo, das Águas, das Florestas e Indígena.
“Essa oferta tem que ser pensada num formato diferente e também com custo diferenciado. Não dá para se pensar em fazer essa oferta com padrões mais satisfatórios, que garantam qualidade e dignidade para os estudantes, com financiamento sendo praticado da mesma forma que se pratica para outras regiões do país, que também ofertam educação do campo, das águas e das florestas”, afirmou.
“Agente faz um apelo ao Congresso, que o problema que o Acre vivenciou, e que é compartilhado por todos os estados da região Norte, possa ser um grito para o PNE trazer essa realidade. Não dá para fazer a educação para o centro, sendo que a ponta está sofrendo e carece de voz e de educação pública”, destacou.
Em resposta, o relator Moses Rodrigues se comprometeu a dialogar com os parlamentares da região e a buscar, junto à equipe técnica da Câmara, soluções concretas para os desafios amazônicos. Segundo ele, é importante que os parlamentares da região amazônica, que estão na comissão especial possam fazer esse debate com os nossos consultores, para encontrarmos soluções que sejam realmente válidas para resolver essas situações.
Participaram da reunião: Carlos Santos Manzini Júnior (Governo do Tocantins), Sandra Casimiro (Governo do Amapá), Aberson Carvalho (Governo do Acre), Alysson Bestene (Prefeitura de Rio Branco – AC / Undime-AC), Mauro Barroso Braga (Prefeitura de Feijó – AC / Undime-AC), Nilton Carlos da Silva Teixeira (Seduc – AM), Maria Fernanda de Castro Silva Leite (Governo do Tocantins), Maria de Fátima Miranda de Lima (CEE-AC), Rutembergue Crispim da Silva (Prefeitura de Rio Branco – AC) e Rosana Nascimento (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre).

Não abrem
Os partidos que integram o governo estão aliados do ponto de vista eleitoral para 202, não aceitam que outros partidos que estão na oposição e decidam apoiar Mailza Assis (PP) ao governo, indiquem candidato a você ou ao senado. Por isso, partidos que já foram governo e depois saíram para uma aventura com o PT, como é o caso do MDB, sabem que não terão o espaço que planejam.

Aprendeu a lição
Após se misturar com o PT e outros partidos de esquerda e ter sofrido uma derrota humilhante para o prefeito de Rio branco, Tião Bocalom, em 2024, o MDB não quer mais acordo com o PT. Por isso, seus articuladores ficam a fazer planos para voltar à base do governo Gladson Cameli para poder se recompor e continua litando pela chamada sobrevivência política.

Indeciso
Um dia, os líderes do MDB aparecem ao lado do senador Alan Rick, pré-candidato do União Brasil, no outro admite que pode apoiar a pré-candidatura da vice-governador Mailza Assis (PP). No caso de Alan Rick os líderes do MDB cegaram a convidar o senador a se filiar ao partido. Os emedebistas precisam fazer esse malabarismo por não terem nome para disputar a senador e tampouco a governador.

Renan vai continuar
Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL) afirmou que o secretário municipal de Saúde, Renan Biths, vai continuar no cargo. Bocalom revelou também não haver nenhuma pressão por parte do presidente do União Brasil, doutor Fábio Rueda. Ainda segundo o prefeito, o secretário faz excelente trabalho e não há motivos para exonera-lo.

Mara de novo partido
Ex-deputada federal Mara Rocha se filiou ao Partido Republicano e será candidata ao Senado na chapa do candidato ao governo, senador Alan Rick (UB). Ao que tudo indica, Alan Rick, ainda no União Brasil, também ingresse no Partido Republicano. O União Brasil compôs federação com o PP e o senador não terá espaço para ser candidato pela nova aliança partidária.

Cooperativismo
A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou Sessão Solene em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas. A solenidade foi proposta pelo deputado Pedro Longo (PDT) e contou com a presença de autoridades, representantes do cooperativismo acreano e lideranças do setor produtivo. O evento aconteceu no plenário da Aleac e teve como objetivo destacar a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do Acre e do Brasil.

Experiências
Autor do requerimento que resultou na realização da sessão, o vice-presidente da casa, deputado Pedro Longo (PDT), destacou a trajetória da iniciativa na Aleac, construída em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O parlamentar que também preside a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo na Assembleia Legislativa, lembrou que a proposta de criação da frente surgiu inspirada em experiências bem-sucedidas de outras Assembleias e do Congresso Nacional.

Modelo fraterno

Segundo ele, o modelo cooperativista é uma forma de trabalho mais fraterna, onde responsabilidades são compartilhadas e resultados multiplicados. “Quando as mãos são reunidas, quando os esforços são juntados, nós acabamos encontrando resultados que nos ajudam a superar as dificuldades tão grandes que muitas vezes o empreendedorismo enfrenta”, afirmou.

Mais de 50 mil cooperados
Presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) no Acre, Valdemiro Rocha, destacou o protagonismo dos cooperados, funcionários e dirigentes das cooperativas como os verdadeiros responsáveis pelo crescimento do cooperativismo no estado. “Na condição de presidente, sou apenas um mediador de um trabalho feito por incansáveis cooperados em todo o nosso Estado”, afirmou. Segundo ele, existem mais de 50 mil cooperados no Acre.

Relevância
Secretário de Governo, ex-deputado Luiz Calixto, representante do governador na solenidade, destacou a relevância das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social do Acre, reforçando que ainda há um longo caminho a ser trilhado. Segundo ele, “não há nenhum exemplo de economia mundial bem-sucedida que não tenha uma base cooperativista muito forte. Ainda estamos começando no nosso estado e talvez o maior obstáculo seja conscientizar os agentes econômicos de que aquilo que não é possível fazer sozinho

Ano Internacional
A celebração integrou as atividades em alusão ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído com o intuito de promover, em todo o mundo, os valores do cooperativismo como modelo de desenvolvimento sustentável, inclusivo e participativo. Ao final do evento, o deputado Pedro Longo reafirmou o compromisso de continuar apoiando iniciativas que valorizem e fortaleçam o cooperativismo no Acre.

Dignidade humana
Deputado Arlenilson Cunha, líder do PL, também manifestou apoio aos produtores. Ele elogiou o trabalho da Assembleia Legislativa e a condução da mesa diretora, afirmando que a Assembleia tem cumprido seu papel, inclusive aprovando quatro legislações que tratam da regularização e compensação ambiental. Ele afirmou que a situação enfrentada pelos produtores rurais não é sobre ilegalidade, mas sim sobre justiça social e da dignidade humana.

Avanço da pecuária
Arlenilson também citou o avanço da agropecuária no estado, destacando que em cinco anos, passamos de R$ 1,9 bilhão para R$ 3,9 bilhões” e alertou que esse crescimento pode ser comprometido. “Não podemos permitir que uma política a serviço de interesses internacionais penalize quem produz e sustenta esse estado. Precisamos de ação imediata da bancada federal para resolver isso”, concluiu.

Novo presidente
Diretório Municipal do MDB em Rio Branco realiza, nesta sexta-feira, 18, em sua sede, na avenida Rocha Viana, para realizar Convenção Municipal e formalizar a nova composição da executiva do partido. O ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, que perdeu as últimas res eleições – duas para governador Gladson Cameli (PP) e uma para o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL) – será acalmado como novo presidente do partido. Ele vai assumir a vaga deixada pelo ex-deputado Cagas Romão.

Mara de novo partido
Ex-deputada federal Mara Rocha se filiou ao Partido Republicano e será candidata ao Senado na chapa do candidato ao governo, senador Alan Rick (UB). Só que tudo indica, Alan Rick, ainda no União Brasil, também ingresse no Partido Republicano. O União Brasil compôs federação com o PP e o senador não terá espaço para ser candidato pela nova aliança partidária

Compartilhe:

Artigos Relacionados

O senhor da razão

Jamile Romano

A justiça do Rio Grande do Sul autorizou a prisão domiciliar de todos os apenados em regime semiaberto no Estado

Leandro Mazzine

O senador Rodrigo Pacheco deixou a presidência do Senado

Jamile Romano

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, deve ser ouvida hoje

Jamile Romano

É Carnaval 

Rubedna Braga

Deputada Socorro Nere comando seminário que debateu o Plano Nacional de Educação

Marcio Nunes