Atualizada em 01/05/2025 08:49
O governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), tem investido de forma significativa na modernização das unidades do órgão em todo o estado, com o objetivo de aprimorar a prestação de serviços essenciais à defesa agropecuária.
Com um investimento previsto no valor de R$ 1,5 milhão, provenientes de recursos próprios, as intervenções incluem troca e modernização das redes elétricas e de lógica, hidráulica, a reestruturação completa das áreas de atendimento ao público, novas salas técnicas, estacionamentos, além da redefinição das fachadas, pintura geral, troca de pavimentações internas (pisos) e forros, também revestimentos de paredes, com novos acabamentos e a troca do telhado onde necessário.
Ainda no ano passado, foram realizadas reformas e adequações em unidades como Assis Brasil, Plácido de Castro, Epitaciolândia e Mâncio Lima. Neste ano, iniciaram-se os serviços nas unidades de Porto Acre, Sena Madureira, Feijó, Bujari e Acrelândia, que passam por processo de reforma e/ou adequação.

Além das obras já em execução, também foram emitidas ordens de serviço para a adequação dos escritórios nos municípios de Tarauacá, Rodrigues Alves e Porto Walter, incluindo a Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) Rio Liberdade, onde o Idaf mantém um posto de fiscalização 24 horas em razão do combate à praga da monilíase no Vale do Juruá.
Vale ressaltar que as intervenções na Ugai são realizadas por meio de um termo de cooperação firmado entre o Idaf e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

“Estamos com várias obras em andamento, acompanhando tudo de perto, e a expectativa é que até o final do ano o Idaf consiga reestruturar todas as unidades que ainda não receberam as adequações”, afirmou Antônio Joaquim, chefe da divisão de infraestrutura do Idaf (Dinfra).
Essas melhorias terão um impacto direto na eficácia das ações de defesa agropecuária, um dos pilares do Idaf. Com a infraestrutura modernizada, o instituto poderá prestar melhor apoio técnico aos produtores e manter o status sanitário do estado, que em 2021 obteve a certificação de zona livre de febre aftosa sem vacinação — com reconhecimento internacional, importante para a competitividade do agronegócio no mercado nacional e internacional.

Além disso, a sede do Idaf em Rio Branco também foi ampliada, com a construção de dois galpões destinados ao departamento de transportes e à ampliação do setor administrativo, com modernização tanto da estrutura física interna quanto externa, além de melhorias no paisagismo e na adequação com novos mobiliários.
Antônio Joaquim destaca que a ampliação da nova sede em Rio Branco proporcionará um ambiente com instalações modernas e adequadas para o melhor desempenho das atividades dos servidores. “Essas reformas representam um marco importante no processo de modernização do Idaf. O órgão está investindo em infraestrutura para melhorar as condições de trabalho dos servidores e melhor atender seu público alvo,os produtores rurais. A ampliação da nossa sede em Rio Branco, por exemplo, é a maior reforma já realizada, e com ela, vai oferecer um ambiente mais moderno e funcional”.

Com a conclusão das melhorias, o Idaf estará ainda mais capacitado para desempenhar seu papel fundamental na defesa sanitária animal e vegetal, garantindo qualidade e excelência no atendimento ao agronegócio do estado.
[Agência de Notícias do Acre]