Atualizada em 29/04/2024 16:03
A ação Sorriso Feliz, fruto de uma parceria entre o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), o Ministério Público do Acre (MPAC) e a Prefeitura de Rio Branco, está sendo realizada do dia 29 de abril ao dia 3 de maio em Rio Branco. A ação contemplará, com atendimentos odontológicos, cerca de 700 reeducandos da Unidade de Regime Provisório, Regime Fechado, Unidade Feminina e Presídio Antônio Amaro Alves.
André Vinício Silva de Assis, diretor de Reintegração Social do Iapen, ressaltou que a ação só está sendo possível devido a um trabalho conjunto e explicou que a ação vai alcançar aqueles que estão necessitados. “A necessidade maior é de restauração e de obturação, mas são oferecidos vários serviços”, detalhou o diretor.
A chefe da Divisão de Saúde Prisional do Iapen, Gabriela Silveira, disse que a ação tem muita importância, pois consegue, em pouco tempo, abranger um número maior de atendimentos: “No nosso dia a dia, apesar de termos profissionais dessa área na nossa unidade de saúde, nós não temos condições de atender uma grande quantidade. Então, aqui, é essencial que aconteça uma ação como essa, que vai atender essa quantidade de presos por dia”.
A ação conta com cinco unidades móveis da prefeitura para atendimento. Cada unidade tem 1 dentista, 1 auxiliar e 1 assistente para controle da demanda.
Sheila Andrade, assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disse que quando a prefeitura recebeu o convite para ser parceira desta ação, logo se prontificou, tendo em vista a necessidade.
“Então, eles nos chamaram e a gente fez um acordo e preparou um plano de trabalho, onde cinco vans viriam atender, três aqui dentro do Chapão, uma no Amaro e outra no Feminino, atendendo essa população durante toda essa semana”, contou.
Sheila destacou, ainda, que muito deve ser feito durante esta semana, mas entende que o trabalho deve continuar com outras ações futuras, até que 100% da demanda seja atendida.
[Agência de Notícias do Acre]